Noticias

O imbróglio das contas a serem aprovadas (ou não)

No próximo dia 6 de agosto, ao retornar as reuniões ordinárias da Câmara Municipal, as contas da ex-prefeita Ciça deverão ser votadas pelos vereadores. E a expectativa é saber se serão aprovadas ou rejeitadas. Se forem rejeitadas, ela corre o risco de não poder se candidatar no futuro.

==

Normalmente as contas costumam passar pela Câmara sem grande questionamentos, especialmente quando o Tribunal de Contas dá parecer favorável à aprovação. Porém, as contas em questão fazem parte do período apurado pela CEI dos supostos superfaturamentos de salários no Frei Gabriel. Aí é que começa o problema…

==

As contas poderiam ter sido aprovadas na última reunião do primeiro semestre, mas foi feito um pedido de vista pelo vereador Carlos Roberto, que presidiu a CEI. Além dele, alguns outros vereadores já me confidenciaram que pretendem votar pela rejeição das contas.

==

Ao que parece, apesar do parecer do TC, Frutal não teria sido sorteado para passar pela auditoria fiscal dos técnicos do tribunal. Assim, olhando apenas os relatórios sintéticos, o Tribunal de Contas verifica se o fluxo de entrada e saída de caixa foi igual, ou seja, a conta sempre tem que “zerar” no poder público. Se o relatório mostra isso, então eles dizem que pode ser aprovado. Pelo menos essa foi a explicação que ouvi de um dos vereadores que pretende votar contra as contas.

==

Porém, daqui até lá muita água vai rolar. E muita conversa e muito jogo de cintura também. Mas é fato que existe o risco das contas serem rejeitadas. Enfim, resta aguardar os próximos 20 dias para sabermos o que de fato vai acontecer…

==

Isso se não houver um terceiro pedido de vista.

==

Volto logo mais tarde.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação