Quanto custa o lixo?
Essa é a pergunta que muita gente faz em Frutal desde a terceirização da coleta de lixo. Bom, como hoje existe por força de lei o Portal Transparência, dei uma passeadinha por lá só para observar o quanto foi pago para a Quebec nos meses de julho e agosto. Encontrei os seguintes pagamentos descritos como “Limpeza e Conservação”:
Julho
04/07 – R$129.075,38
04/07 – R$59.923,81
Agosto
7/8 – R$128.797,97
7/8 – R$23.981,67
Como não há especificação sobre o que é relativo cada um desses pagamentos, suponho que os valores de R$128 mil e R$129 mil sejam para manutenção do Aterro Controlado, enquanto os demais sejam relativo à coleta de lixo em Frutal. Pelo menos é o que seria mais “compatível” com a realidade do município. De qualquer forma, ao que parece, a Quebec tem custado cerca de R$150 mil / mês para o município ou, R$1,8 milhão/ano, caso essas médias de gastos sejam mantidas mês a mês.
Enfim, não é difícil levantar os dados. Basta procurá-los aqui: http://www.frutal.mg.gov.br/portal-da-transparencia.html
Clicar em Relatórios SIF
Clicar em “Frutal”
Selecionar “Prefeitura Municipal de Frutal” em entidades
Selecionar em “Tipos de Relatório” a opção “Transparência LC 131/2009 e LF12. 257/2011”
Ano 2013 (ou o de sua preferência)
Clicar sobre o nome do mês e conferir os dados disponíveis no Portal Transparência.
==
==