Vereadora Gleiva faz questionamentos ao Prefeito
Através de Requerimento, a vereadora Gleiva Ferreira de Mello formulou algumas questões ao Prefeito Mauri José Alves na reunião ordinária da Câmara realizada no último dia 03.
Entre as perguntas estão: o aumento concedido para os servidores do magistério, em decorrência do Piso Nacional do Magistério, instituído pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e constante do art. 5º da Lei nº 6.123, de 14/01/2014, será estendido aos proventos dos professores e demais profissionais do magistério aposentados? Em caso positivo, a partir de qual data esses valores serão adotados? Em caso negativo, o que inviabiliza a adoção desta medida?
A vereadora julga justo estender estes valores aos professores e educadores aposentados, por serem estas pessoas que já deram grande contribuição à sociedade, sendo merecedoras de todo o respeito, consideração e amparo.
Efetivamente, os professores aposentados já contribuíram de forma efetiva para o desenvolvimento da educação no Município, e no entanto, muitos ainda precisam continuar trabalhando, eis que suas rendas mensais não são suficientes para arcar com despesas essenciais e necessárias.
Desta forma, seria relevante que o mesmo piso empregado aos educadores em atividade, fosse também empregado aos profissionais da educação que já estão aposentados.
Ainda na reunião da Câmara, Gleiva Ferreira de Mello indicou que se dote o Hospital Municipal Frei Gabriel de um oxímetro, e seja determinado o “Teste do Coraçãozinho” em todos os recém nascidos, para detecção de alguma cardiopatia congênita, evitando que as crianças ali nascidas saiam da maternidade sem o devido diagnóstico.
Gleiva explicou que são evidentes os benefícios que o “Teste do Coraçãozinho” pode proporcionar aos recém nascidos, uma vez que o referido exame é rápido e pode detectar alguma cardiopatia congênita, evitando que as crianças saiam da maternidade sem o devido diagnóstico. Os pediatras alertam as cardiopatias podem aparecem por volta da terceira semana. Com dois ou três dias sem uma boa oxigenação, a criança pode apresentar diversos problemas. Com esse exame, essas crianças são diagnosticadas imediatamente.
O aparelho utilizado para o exame é o Oxímetro, bastando ter apenas um equipamento. Um aparelho é capaz de atender o hospital por muitos anos. As maternidades geralmente já possuem o aparelho, mas o exame não é realizado muitas vezes, pois não há uma obrigação para a realização dele. Com a obrigatoriedade do exame no nosso Hospital Frei Gabriel, o pediatra que receber a criança logo após o parto irá fazer todos os exames de triagem, incluindo o teste do coraçãozinho, evitando que a criança vá para casa sem um diagnóstico adequado.