Técnico do MEC vistoria salas de atendimento a crianças especiais nas escolas municipais

alunosfrutalAs escolas municipais de Frutal que possuem as Salas de Recursos Multifuncionais para atender a alunos com necessidades especiais foram vistoriadas na sexta-feira (24) pelo técnico do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Lauro Alves. Ele passou nas escolas em companhia do secretário de educação, José Luiz de Paula e Silva, para verificar a estrutura e condições de funcionamento das salas, observando principalmente como é feito o atendimento desses alunos.

 

Atualmente, Frutal é o município com maior número de salas de atendimento especializado de Minas Gerais, com 14 espaços destinados a esse tipo de atendimento. Segundo Lauro, o município é um exemplo de trabalho realizado em prol de crianças com necessidades especiais. “Dentre todos os municípios visitados em Minas Gerais, certamente Frutal é o que apresenta os melhores resultados nessa área tão importante da educação”, salientou Lauro.

 

As salas de recursos multifuncionais são fruto de um projeto amplo em parceria com o MEC/FNDE. A secretaria de educação criou o Departamento de Educação Inclusiva, dirigido pela professora Patrícia Garcia, que cuida de ações voltadas especificamente para a inclusão de crianças com deficiência nos estabelecimentos municipais de ensino e que conta com psicopedagogas, psicólogas, fonoaudióloga e assistente social.

 

Para o atendimento das crianças, as salas contam com profissionais habilitados e com diversos recursos específicos, como computadores, lousas especiais, materiais didáticos apropriados, mobiliários adaptados, dentre outros. Os equipamentos são fornecidos pelo MEC, cabendo ao município à contratação do profissional e a manutenção das salas.

 

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Luiz de Paula e Silva, o trabalho conta com o irrestrito apoio do prefeito Mauri Alves, o que, segundo ele, facilita o desenvolvimento das ações necessárias. “É preciso avançar sem deixar ninguém para trás. É uma iniciativa louvável que depende de muita dedicação e amor à causa”, enfatiza.

 

Ele acrescentou ainda que a aprendizagem se constrói com a caminhada, por isso a necessidade constante de aprimoramento. Responsável pelas salas, a professora Patrícia Garcia disse estar muito feliz com o reconhecimento do trabalho, porém acredita que ainda “há muito para ser concretizado e que depende do empenho de todos os envolvidos: professores, diretores e demais profissionais”.

 

 

Um aspecto interessante apresentado pelo professor Zé Luiz foi que os demais alunos crescem muito com a convivência e com as diferenças, pois aprendem a ser mais solidários e solícitos. “É emocionante perceber o carinho e atenção que as crianças dedicam umas às outras”, salienta o secretário. (SECOM)

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jm

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação