Água do Rio Grande encosta na ponte; Compare imagens de 2014 e de 2016
Pode parecer difícil acreditar. Mas uma comparação entre duas imagens da ponte do Rio Grande na divisa entre Planura (MG) e Colômbia (SP) mostra a enorme quantidade de chuva que tem caído sobre a região e o leito do rio nos últimos meses. Em 14 de maio de 2014 o rio estava “seco” e era possível atravessar a pé de uma margem a outra, sem preocupação. (Para relembrar a seca, clique aqui)
Já a foto tirada nesse dia 14 de janeiro e encaminhada por um amigo leitor mostra como está o local hoje: com a água chegando à beira da ponte e não duvido de que possa subir por cima do asfalto se continuar chovendo bastante.
A recuperação do nível da água é “absurda” e, se chegamos a ver o rio em seu volume morto, hoje, certamente, temos ele em sua capacidade quase que plena. Para se ter uma ideia, do quanto a água subiu, veja uma foto de domingo enviada pelo amigo Giancarlo Salles. Em menos de uma semana, a quantidade de água é “assustadora”. Agora resta esperar que a estrutura da ponte aguente tanta pressão da água.