SPAM de Frutal coleta cerca de sete toneladas de lixo eletrônico

0601spamCerca de sete toneladas de lixo eletrônico foram descartadas corretamente pelo SPAM – Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico de Frutal, criado por meio de parceria entre a Prefeitura de Frutal, Hidroex e UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). O trabalho, que é acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente, consiste na reciclagem de itens eletrônicos defasados e descartados corretamente por proprietários e empresas do município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José de Souza Silva Neto, a primeira remessa foi feita recentemente e o material foi entregue a uma empresa devidamente cadastrada no SPAM e com as certificações necessárias para reciclagem dos produtos. “Entre os materiais recolhidos há computadores, monitores, teclados, mouses, telefones celulares, baterias, pilhas e outros”, comenta.

Segundo José Neto, trata-se de um volume expressivo coletado ao longo do primeiro ano de funcionamento do SPAM e isso mostra que as pessoas estão conscientes sobre a importância de destinar o material de forma correta. “Temos que pensar pelo lado positivo, porque são sete toneladas de equipamentos que deixaram de ser descartados em terrenos vagos e locais impróprios para serem reaproveitados pela indústria”, destaca.

José Neto conta que o projeto é coordenado pela professora universitária Iracema Senise Caproni, que tem feito um ótimo trabalho frente ao órgão. “A gente espera que a população aprenda a trabalhar com este material. Deixando claro que trabalhamos com materiais eletrônicos e periféricos, não recebemos geladeiras, fogões, porque isso não é o foco do projeto, mas quem sabe um dia a gente possa ampliar para receber também este material”, explica.

O secretário informa que 12 computadores, foram recuperados pelo SPAM e serão doados a APAC – Associação de Proteção e Apoio aos Condenados de Frutal. “Quando formos fazer uma nova remessa iremos escolher outra entidade para receber estes computadores. Lembrando que esses equipamentos são recuperados por alunos da UEMG, que fazem parte do projeto, sob orientação do professor universitário Sergio Carlos Portari. Portanto já estamos recebendo o material e fazendo a seleção daqueles que tem condições de serem reaproveitados”, informa.

O SPAM funciona na rua Paul Harris, 101, no Centro, de segunda a sexta-feira, entre 8h às 12h e, após o intervalo do almoço, entre 13h30 às 16h30. Qualquer cidadão pode levar resíduos eletrônicos para a reciclagem. (SECOM)

 

rf2015d

silasok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação