Aulas nas escolas estaduais não voltam em agosto, diz superintendente de Ensino
Fonte: Jornal da Manhã – Aulas presenciais na rede estadual devem ser retomadas de setembro em diante. A análise é da superintendente regional de ensino, Vânia Célia Ferreira, descartando a possibilidade de volta às aulas já no mês de agosto.
A possibilidade de retorno das atividades presenciais em agosto foi levantada após o Conselho Estadual de Educação instituir um grupo de trabalho no início deste mês para definir os protocolos sanitários para a volta às aulas nas escolas estaduais. O grupo tem até o dia 27 de julho para entregar uma proposta ao Governo de Minas.
Apesar da medida, a superintendente manifesta que a discussão sobre os protocolos para a volta das aulas presenciais caminha de forma mais lenta no âmbito local. Segundo ela, a equipe ainda não está trabalhando em propostas para definir quais faixas etárias seriam as primeiras a voltar e nem sobre o número de alunos em sala de aula.
Para a superintendente, mesmo com a entrega de um protocolo sanitário no dia 27 de julho, as aulas em agosto devem permanecer em regime remoto porque o prazo é curto para uma análise sobre a evolução da pandemia de coronavírus. “A gente ainda não tem uma previsão da área da Saúde que o pico já passou”, manifesta.
A educadora avalia que as chances para o retorno das atividades presenciais são maiores a partir de setembro, mas reforça não ser possível fazer previsões no atual cenário. “Quando estabilizar realmente, poderemos marcar uma data. Eu penso que agosto não vamos retornar, mas de setembro para frente. A gente não tem essa previsão se é início de setembro ou final de setembro”, declara.
Mesmo assim, a superintendência pondera que a decisão final sobre o cronograma é da equipe de Saúde. “A gente depende de o comitê deliberar e aprovar o retorno após ter certeza que já está tudo mais tranquilo”, encerra.
Em entrevista na semana passada, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que as aulas presenciais no Estado serão retomadas ainda no segundo semestre de 2020, mas também evitou estabelecer um dia devido à situação que Minas Gerais se encontra com a pandemia de covid-19.