É hoje: Eclipse Penumbral poderá ser visto no Brasil
Foto: Rodrigo Portari
Para os amantes do céu, apaixonados por astrologia e astronomia, julho será um ótimo mês. Teremos eclipse lunar, chuva de meteoros, e as melhores oportunidades para observar Júpiter e Saturno. Em lugares afastadas das luzes urbanas, pode-se ver as constelações brilhantes de Escorpião e Sagitário.
Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar. O solar é sempre em uma lua nova e indica novos começos. Ele está mais focado em questões práticas e de ego. O lunar é sempre em uma lua cheia e envolve mais as questões emocionais. Para astrologia ambos trazem em si mudanças significativas em nossas vidas.
Estão previstos para o ano de 2020 três eclipses: dois lunares e um solar. De acordo com dados divulgados pela NASA, os próximos fenômenos acontecerão em julho, novembro e dezembro.
Julho:
Entre os dias 4 e 5, um eclipse lunar penumbral acontecerá no momento em que a Terra recebe um pouco da luz do Sol, que deveria ser direcionada para a Lua. A outra parte da Terra, uma sombra chamada de ‘penumbra‘ pelos especialistas, irá cobrir toda a Lua. É das 00h07 às 02h52, com máximo às 01h29 da madrugada. e será visto da América do Norte, Pacífico, boa parte da África e, para a nossa sorte, também na América do Sul!
Dia 14: A Noite de Júpiter
Outro evento irá ocorrer em julho, Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar atinge sua oposição, termo astronômico que significa que o planeta fica oposto ao Sol na esfera celeste. É a melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Júpiter pode ser visto na direção da constelação de Sagitário, brilhando mais que qualquer estrela.
Dia 20: O Senhor dos Anéis
Ao lado de Júpiter está Saturno, que também atinge a oposição este mês. Um pequeno telescópio irá mostrar seus delicados anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã. Uma visão inesquecível.
Dia 28: Meteoros em Aquário
Fechando o mês de julho está a chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, causada por detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz. Os meteoros parecem se originar na constelação de Aquário, mas podem ser vistos por todo o céu. É um fenômeno que é melhor apreciado em locais de céu bem escuro. Olhe para o leste a partir das 21h. O melhor horário é a partir da 1h.
Texto: Jornal da Manhã