Vereadores enviam representação a indústrias para que possam se organizar para imunizar seus funcionários contra COVID-19
Visando preservar a saúde dos trabalhadores das grandes indústrias de Frutal, acelerando o ritmo de imunização contra a COVID-19, os vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Juliene Sabino, Maíza Signorelli e Irma Rocha enviaram representação aos diretores das usinas Cerradão, Bunge, Grupo ABC e Cervejaria Imperial solicitando que possam tão logo seja possível, adquirir vacinas para seus funcionários, garantindo que possam estar mais protegidos no desempenho de suas funções.
Os vereadores destacaram que já está em vias de aprovação pela Câmara Federal a lei que autoriza a compra de vacinas contra a COVID-19 por parte da iniciativa privada que queira promover a imunização de seus funcionários.
“Segundo o projeto de lei, as doses adquiridas por empresas serão utilizadas para imunização de seus funcionários e metade das doses adquiridas precisarão ser repassadas ao Sistema Único de Saúde. E será preciso que as empresas, ao vacinarem seus empregados, também sigam os critérios de prioridades estabelecidos no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ou seja, que os grupos de risco sejam imunizados antes dos demais trabalhadores”, explicam.
Conforme o Projeto, as vacinas podem ser adquiridas por pessoas jurídicas, inclusive por importação, desde que contrate estabelecimentos de saúde autorizados, como farmácias, hospitais ou clínicas de vacinação para essa finalidade.
Além disso, a aplicação das vacinas pode se dar também “em qualquer estabelecimento que possua sala para aplicação de injetáveis autorizada pelo serviço de vigilância sanitária“.
“Desta forma, esperamos que as usinas, o Grupo ABC e a Cervejaria Imperial efetue a compra desse importante imunizante, auxiliando na vacinação da população de nosso Município contra este terrível mal, que tanta dor e tanto prejuízo tem trazido ao nosso sofrido país”, justificaram na representação.