New Holland lança novos tratores de alta potência com foco em agricultura digital
Para acompanhar a evolução da agricultura brasileira e seguir inovando, a New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, acaba de lançar a sua nova linha de tratores de alta potência. As máquinas contam com uma arquitetura eletrônica embarcada de fábrica totalmente remodelada e voltada para a agricultura digital, conectada e de alta performance. Os tratores T8 e T9 PLM Intelligence trazem um novo conceito que busca melhorar a eficiência, entregando maior produtividade com menor custo operacional.
O PLM (Precison Land Management) Intelligence traz, entre outros benefícios, um conjunto de alta tecnologia e capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão do campo. A conectividade total destes tratores possibilita, por exemplo, uma melhor gestão da frota, seu controle e suporte nas operações agrícolas, já que estarão totalmente conectadas com os novos portais da marca, o MYNEWHOLLAND, de suporte e treinamento, e o MYPLMCONNECT, de telemetria.
“Com essa tecnologia 100% conectada, o produtor rural vai economizar em sementes, defensivos químicos, combustível e, ao mesmo tempo, aprimorar a gestão da frota de máquinas, otimizando assim o tempo das operações agrícolas e da mão de obra, tendo sempre em mãos informações importantes que vão ajudá-lo a fazer a tomada de decisão em tempo real e gerir da melhor forma possível a propriedade”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.
T8: potência e qualidade
A nova família T8 PLM Intelligence foi criada para atender as expectativas dos clientes que buscam tratores de alta potência. Entre os benefícios estão: a redução da janela de operação, com maior produtividade; diminuição dos custos fixos e gastos com mão-de-obra com a melhor performance do trator; conectividade e telemetria para maior controle e disponibilidade; mais conforto e ergonomia para o operador, com uma cabine com visibilidade 360 graus amigável e controles intuitivos.
Outra novidade é a transmissão Full PowerShift Ultra Command™ 21×5, que vai equipar os tratores T8.430 e T8.440. Com novos componentes e processos de montagem, a nova transmissão proporciona maior robustez e durabilidade, suportando mais peso e potência, além de garantir o máximo de conforto e eficiência. O conjunto conta ainda com o modo Autoshift (GSM), que controla a velocidade do trator e escolhe a melhor rotação do motor com a marcha adequada para a carga do implemento.
Já o eixo dianteiro, classe V, possui menor raio de giro, com ângulo de articulação máximo de 55 graus, que permite mais versatilidade e maior produtividade. A transmissão 21×5 conta com maior distância entre eixos, oferecendo melhor equilíbrio de transferência de carga e maior tração para aplicações exigentes de barra de tração pesada, evitando o efeito “galope” durante as operações.
As novas luzes de trabalho LED do T8 são perfeitas para aumentar a disponibilidade de uso do trator. Possuem maior luminosidade, durabilidade e menor consumo de energia, transformando a noite em dia. Essas características fazem do T8 um trator bastante utilizado nas áreas de cultura de soja, milho e algodão, mas também no cultivo de cana.
T9: força e conectividade
Já o T9 PLM Intelligence – máquina consagrada no mercado de tratores de alta potência – é um equipamento que atende às mais exigentes demandas de plantio e preparo de solo, mesmo com os maiores e mais pesados implementos. A nova geração do trator, que é articulado, agora está preparada para a era digital e conectada, atendendo todos os perfis de clientes, desde os que buscam maior performance com baixo custo àqueles que valorizam conectividade e serviços. Trata-se de uma máquina ideal para médias e grandes áreas e voltada para produtores que buscam a melhor performance com baixo custo operacional.
Outra característica do T9 PLM Intelligence é a nova cabine, com design remodelado. Ela foi projetada para oferecer o mais alto nível de conforto e simplicidade de operação, com controles intuitivos de última geração que podem ser facilmente customizados dependendo da operação a ser realizada.
O T9 PLM Intelligence é um trator voltado, por exemplo, para o preparo de solo, especialmente em culturas do Cerrado, como soja, milho e algodão. Por sua força, robustez – e contando com tração integral – é a máquina ideal para puxar plantadeiras maiores, por exemplo. A máquina conta ainda com controle de insuflagem em tempo real dos pneus, podendo ser aplicado também em implementos com pneus. É possível monitorar até 16 pneus simultaneamente. O sistema pode ser programado para emitir alertas em caso de baixa pressão.
PLM Intelligence
Conforme explica o diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América do Sul, Claudio Calaça, a nova arquitetura do PLM Intelligence integra um conjunto de soluções nunca apresentado pela marca no Brasil, visando atender às necessidades diárias dos agricultores. “Essas ferramentas são mais intuitivas e de alto desempenho. Além disso, permitem conectar o cliente a ferramentas de suporte remotas, em tempo real”, observa.
O PLM Intelligence traz três principais e novos componentes: o monitor IntelliView 12™, a antena PLM Cygnus™ e o modem de processamento de dados e conectividade P&CM. O IntelliView 12 tem como característica ser a principal interface entre o operador e as funções da máquina. O monitor possui uma tela colorida de 12 polegadas do tipo multi touchscreen e uma nova estrutura de menu e funcionalidades, baseada nas interfaces de tablets.
“Esta interface foi construída visando melhorar a experiência do operador durante a jornada de trabalho. Além disso, o monitor possui tela integral de vidro e de alta definição que permite uma leitura fácil e rápida em qualquer condição de luminosidade”, diz Marco Milan, especialista para PLM da New Holland Agriculture.
A antena PLM Cygnus, por sua vez, promove uma compensação de terreno confiável e consistente para uso do piloto automático e outras funções de agricultura de precisão, mesmo nas condições de operação mais adversas, como próximo a árvores ou em relevos acidentados onde a visibilidade dos satélites é baixa. Esse modelo de antena é compatível com multi-constelações de satélites, permitindo receber sinais do GPS, Glonass, Galileo, QZSS e Beidou para cálculo da posição do trator, aumentando a disponibilidade de sinal para trabalho.
Módulo de processamento
No coração de toda essa nova arquitetura PLM Intelligence está o P&CM (Módulo de Processamento e Conectividade, na sigla em inglês). Trata-se do centro de processamento para todas as funções de agricultura de precisão e piloto automático da máquina, assim como o ponto de partida para a conectividade do veículo. Inicialmente, a conectividade dos tratores T8 e T9 será por meio de um SIM Card 4G interno. O potente processador quad-core de 1,5 GHz e uma memória de 64 GB garantem velocidade e memória necessárias para o processamento das informações e capacidade de execução das tarefas no campo.
O P&CM permite ainda o uso de ferramentas remotas para fins de suporte técnico, como o Remote Display e o Remote Service Tool, eliminando a necessidade de deslocamento até o veículo para fins de diagnóstico de falhas e versões. Todos os tratores T8 e T9 PLM Intelligence sairão de fábrica com 3 anos de assinatura avançada do pacote de telemetria MYPLMCONNECT, Remote Display e Remote Service Tool.
Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, lembra que a marca é full liner e vem acompanhando a evolução do agronegócio brasileiro, buscando oferecer as soluções inovadoras que sejam eficientes e úteis para os nossos agricultores, possibilitando a eles alcançar a produtividade e economia que desejam.
“A New Holland procura sempre entregar a solução ideal para todos os tipos de agricultores, independentemente do tamanho da operação agrícola. Queremos democratizar o acesso à agricultora digital, com uma tecnologia aberta e flexível, que se adapta a todos os tipos de públicos”, diz Taniguchi.
Motorização e novas versões
O T8 estará disponível nas versões T8.295, T8.325, T8.355 e T8.385, equipados com o motor FPT Cursor 9, nível de emissões Tier 3, de 6 cilindros, com potências de 250, 280, 311 e 340 cv, respectivamente. Mas o trator agora vai contar também com duas novas versões: o T8.430, de 380 cv, e o T8.440, de 396 cv, ambos com nova concepção de potência para tratores de chassi rígido, com a mesma tecnologia dos atuais motores FPT Cursor 9. Estes modelos contam com uma nova transmissão 21×5 reforçada, eixo dianteiro com suspensão de série, opções de rodados maiores, maior distância entre eixos e peso adicional para tracionar implementos maiores e mais pesados com conforto e eficiência.
Já o T9 segue com os modelos de motor da geração anterior – T9.480, T9.565, T9.600 e T9.700 –, com 426, 507, 542 e 629 cv, respectivamente. Os motores FPT Cursor 13, além da potência, força e reserva de torque, possuem robustez e baixo custo de manutenção, fazendo com que estejam entre os mais tecnológicos e confiáveis do mercado.