Número de casos prováveis e positivos de dengue em Frutal caem de forma significativa

Recentemente, a Prefeitura de Frutal e a Secretaria de Saúde anunciaram o fechamento do Ambulatório da Dengue que atendia exclusivamente pessoas com sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya, arboviroses transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O local encerrou suas atividades porque assim como vem ocorrendo em nível de Brasil, no município houve uma queda considerável do número de notificações e atendimentos nos últimos dois meses.

Segundo mostra o levantamento feito esta semana pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, se em abril, foram 2.026 casos prováveis e 1.172 pessoas diagnosticadas com dengue na cidade. Em maio, essa quantidade diminuiu sendo 939 casos prováveis e 677 pessoas diagnosticadas com a doença. A queda de casos prováveis foi de 53%, enquanto os casos confirmados diminuíram 42% nesse período.

Em relação ao LIRAa, que é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, os números também já não se mostram tão preocupantes e assustadores como no início do ano. Em janeiro, foram vistoriados 1.341 imóveis e em 49 destes imóveis foram encontrados focos Aedes aegypti com um índice de infestação de 3,7%. Nesse período, os bairros mais infestados pelo mosquito da dengue eram o Centro, o Progresso, o Ipê Amarelo, o Princesa Isabel e o Nossa Senhora Aparecida.

Já o LIRAa realizado em abril vistoriou 1.321 imóveis e em apenas 26 destes locais foram encontrados focos do Aedes aegypti com um índice de infestação de 2%.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação