Autoridades visitam obra da nova sede do abrigo de Frutal

A convite do Ministério Público e da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), o prefeito de Frutal, Bruno Augusto, visitou na tarde desta terça-feira (10), a obra do Abrigo Gabriel Luiz Ribeiro (Casa Lar), que depois de concluída terá capacidade para atender até 30 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A visita foi acompanhada pelo promotor de Justiça, Fabrício Lopo (idealizador do projeto), pelo juiz de Direito, Gustavo Moreira, pelo presidente da APAC, pastor Nathanael e pela gerente-administrativa das APACs Frutal, Paula Queiroz.

A obra está sob a responsabilidade da APAC Masculina, que faz toda a gestão e aplicação dos recursos. Os apaqueanos são os construtores do projeto, que foi idealizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia. Os recursos são oriundos do Ministério Público do Trabalho e de multas de crimes de pequeno e médio potencial ofensivo.

De acordo com promotor Fabrício Lopo, esta obra foi pensada atendendo a todas as normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e visando preservar as crianças e adolescentes na sua privacidade, nos seus direitos e na sua proteção integral. “Este abrigo será uma unidade modelo no país, com espaços separados para administração, assistência social, setor de psicologia, uma cozinha extremamente moderna, berçário e módulos individualizados de dormitórios” explicou o promotor.

O prefeito Bruno Augusto disse que a Prefeitura sempre esteve à disposição para contribuir com a obra e também estará pronta para atender as demandas de servidores necessários para o pleno funcionamento do abrigo, que atualmente está em um espaço cedido pelo Centro de Formação Pequeninos de Jesus. “Vamos convocar os prefeitos das Comarcas que também serão atendidas pelo Abrigo, para que juntos possamos oferecer a melhor estrutura funcional e de recursos humanos para o abrigo”.

Segundo a gerente administrativa das APACs, Paula Queiroz, a previsão é que a obra seja concluída em dezembro. “Mais de 30 recuperandos estão trabalhando aqui todos os dias, de forma incansável”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação