Convale participa de projeto para obter adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), sediado em Uberaba, assinou, dia 04 deste mês, protocolo de intenções com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cujo objeto é buscar envidar os esforços necessários para o reconhecimento da equivalência e adesão dos Serviços de Inspeção Municipais vinculados aos consórcios, considerados aptos a participar da Etapa de Execução do Projeto ConSIM, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal -Sisbi-POA, integrante do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa, instituído pela Lei nº 9.712, de 20 de novembro de 1998.

De acordo com a diretora administrativa do Convale, Vanessa Silva Faria, o consórcio foi selecionado para participar do Projeto CONSIM2. O Projeto Consim tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando a inclusão no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

“Após a adesão, as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados podem comercializar seus produtos em todo o território nacional”, destaca a diretora do Convale.

Após este processo, vale destacar, o consórcio poderá receber a equivalência para realizar inspeção de produtos de origem animal em todos os municípios do consórcio (Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento, Uberaba e Veríssimo).

“Este processo fortalecerá os produtores de toda nossa região”, ressalta Vanessa Silva Faria, ao informar que, no dia 1º de setembro, o consórcio começa a receber avaliação técnica na documentação, com técnicos do Mapa.

Por fim, foi agendada uma reunião presencial com secretários, médicos veterinários e técnicos do serviço de inspeção dos municípios do Convale, para alinhamento e orientação quanto ao serviço de inspeção municipal que todos devem ter funcionando.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação