Frutal foi cercada de focos de incêndio no domingo

Frutal vivenciou nesse domingo, dia 7, um dia de intenso calor e de focos de queimadas em área de pastagem e mato seco nos quatro cantos de sua área urbana. Durante todo o dia o Blog do Portari foi registrando informações que chegaram dos moradores que deram conta de grandes áreas tomadas pelo fogo.

Dois dos principais focos de incêndio vieram desde o aeroporto até chegar à Unidade de Frutal da UEMG, gerando densa fumaça que cobriu parte da cidade e sendo necessário o trabalho em conjunto entre Corpo de Bombeiros e Usina Cerradão para dar conta de controlar as chamas. Ainda durante a noite novos focos de incêndio surgiram na UEMG, sendo necessário novo apoio da Usina para conter as chamas.

Também grande parte da área de preservação das margens do Ribeirão Frutal foi destruída pelas chamas na tarde de ontem. O fogo consumiu a vegetação e foi impulsionado pelos ventos fortes e constantes que sopraram por Frutal ao longo de todo domingo.

Nessa segunda-feira o dia amanheceu nublado e com expectativa de chuva para os próximos três dias, o que pode amenizar tanto a baixa umidade do ar como evitar que novos focos de incêndio sejam iniciados a partir da vegetação extremamente seca.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação