Autismo é tema de palestra para professores da Rede Municipal de Frutal e comunidade em geral
Os professores da Rede Municipal de Ensino participaram na noite da última terça-feira (13), de uma palestra com a pedagoga Wania Boer. Especialista em Educação Especial, Wania trouxe como tema central de sua apresentação o Transtorno do Espectro Autista- TEA.
A palestra foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação por intermédio do Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos – NAIDDH, em parceria com a Faculdade UNINA, para oferecer aos educadores mais conhecimentos sobre Educação Inclusiva. “A Educação Especial dentro da escola regular transforma a escola em um espaço para todos. Sendo assim, faz-se necessário compreender as novas concepções de deficiência, de práticas pedagógicas, de critérios de avaliação, de serviços e apoios para que os direitos de acesso, permanência e aprendizagem sejam cumpridos”, afirma a especialista.
A Educação Inclusiva equipara oportunidades, garantindo a todos, inclusive às pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e aos de altas habilidades e superdotação, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. “Portanto, precisamos compreender quem é esse público, como identificar, quais são os recursos, os apoios, os suportes que necessitam e como trabalhar no dia a dia, respeitando suas necessidades, especificidades e potencialidades”, destaca Wania.
A professora Wania Boer é graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Mental pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979) e mestra em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atuou por mais de 32 anos na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo como pedagoga especializada na área da deficiência intelectual e como professora coordenadora do Núcleo Pedagógico na área de diretoria de ensino. Atualmente ministra cursos, palestras, realiza mentoria e consultoria presencial ou on-line, trabalhando na área da Educação (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior), tendo como foco o público-alvo da Educação Especial.
A abertura do evento contou com a apresentação do projeto “Batuque Especial”, composto por alunos da Apae de Frutal, que demonstraram todo o seu ritmo e talento musical, deixando o público presente na palestra encantado.
A Educação Inclusiva na Rede Municipal de Frutal atende centenas de alunos da rede, encaminhados para o Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos – NAIDDH, que tem como um dos principais objetivos propor ações, acompanhar, encaminhar, avaliar e monitorar as demandas e providências inerentes ao processo de inclusão de todos os alunos da Rede Municipal, garantindo acesso, permanência, desenvolvimento e acessibilidade das pessoas com deficiências nos CEMEIs e Escolas de Frutal.
Todas as escolas municipais urbanas possuem salas de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado. Os familiares dos estudantes com deficiências também são acolhidos pelas equipes das instituições e NAIDDH que contam com profissionais de apoio e uma equipe multidisciplinar.
O Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos (NAIDDH) faz parte do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e fica situado à rua Capitão Felizardo Fontoura, número 244, Bairro Centro, Frutal-MG, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.