Incêndio destrói barracões no Bairro Progresso em Frutal
Um incêndio destruiu completamente um barracão de materiais recicláveis e atingiu outros dois prédios comerciais situados na Rua Iturama (bairro Progresso), no início da tarde de domingo (18). (Confira cobertura em vídeo desse fato no Instagram do Blog do Portari.)
O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém já estava em atendimento de uma ocorrência de acidente próximo ao distrito de Aparecida de Minas. Diante disso, a Prefeitura deu apoio com o seu caminhão pipa na tentativa de conter as chamas.
Conforme explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Pedro Porto, a equipe havia se deslocado para uma ocorrência de acidente que envolvia um homem preso às ferragens do veículo. Somente após o resgate da vítima os militares puderam iniciar o combater ao fogo.
Ele diz que o incêndio já tinha tomado todo o galpão, inclusive tendo o telhado e parte das paredes caído, bem como um pedaço do muro que dividia com uma residência vizinha.
Dois barracões foram totalmente danificados sendo um de materiais de recicláveis e outro de metais e ferro velho. Também uma marcenaria ao lado foi parcialmente atingida, mas foi possível evitar que fosse consumido pelas chamas.
O sargento Porto também informa que a rede elétrica foi afetada chegando a se romper, o que causou risco maior de eletrocução de curiosos próximos ao local.
Ele disse que não sabia o que pode ter iniciado o incêndio, mas relatou que a perícia da Delegacia de Polícia Civil esteve no local para fazer os registros e levantamentos para a averiguações necessárias.
Também compareceu a equipe da Cemig para fazer o desligamento e manutenção da rede e efetuar o reestabelecimento da energia elétrica.
O sargento do Corpo de Bombeiros adverte que, em casos de incêndios como o ocorrido no Bairro Progresso, as pessoas devem ser manter o mais afastado possível para evitar se ferir com o desabamento de teto ou parede ou mesmo pela inalação de produtos que podem causar danos ou afetar a saúde.
A Polícia Militar também deu apoio nessa ocorrência, uma vez que a equipe do sargento Cleuder Silva Nunes estava realizando patrulhamento próximo ao local, quando avistou a fumaça vindo do barracão.
Ele conta que ao chegar o incêndio já estava bastante intenso. O sargento observa que vizinhos conseguiram retirar um caminhão e um veículo do barracão, porém, salienta que não é aconselhável arriscar a vida, mas sim aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros que tem os equipamentos adequados e treinamento para enfrentar esse tipo de problema.
“O mais importante é que, apesar da destruição total, não houve vítimas. Ao mesmo tempo, o Corpo de Bombeiros pôde realizar um trabalho salvando vítima de acidente, pois numa situação dessa, tempo é primordial”, conclui.
Texto: Samir Alouan