Técnica em saúde fala sobre “Setembro Amarelo” em reunião da Câmara
Com o objetivo de falar sobre o tema “Setembro Amarelo”, a técnica em saúde mental de Frutal, Alzimara Belo, fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal na reunião de segunda (26).
Na tribuna, ela destacou que este é um momento de reflexão e valorização da vida, acrescentando que existem momentos de tristeza e que, às vezes, a pessoa passa por depressão e precisa de ajuda, uma vez que buscam a automutilação ou até mesmo a auto exterminação.
“Essas pessoas necessitam de ajuda. A saúde mental tem muitos especialistas preparados para esse pronto socorro e acolhimento. Faça o tratamento e você vai ver que a vida volta a ‘sorrir’ para você”, comenta.
Alzimara observa ainda que os adolescentes têm sido as maiores vítimas deste problema de saúde mental. Por isso, aconselha que os pais fiquem atentos, observando as amizades e atitudes, como de ficar trancados dentro do quarto, em jogos eletrônicos e em celulares.
“Os adolescentes estão adoecidos. Os pais devem se informar e fazer com que se distraiam de outra maneira, de forma mais saudável e, se necessário, que procure ajuda, para que tenham um apoio, conversa ou orientação. Infelizmente, esse não é um problema somente de Frutal, mas de um modo geral, o que tem aumentado muito o número de atendimento de crianças e adolescentes”, conclui.
Devido a esse problema com os adolescentes, os profissionais têm focado bastante o atendimento nas escolas durante o “Setembro Amarelo”. Na quarta (28), pela manhã, foi realizada uma passeata com os alunos da Escola “Maestro Josino de Oliveira” para conscientizar as pessoas em relação ao problema.