Alunos do ensino médio de Frutal atuam como vereadores no Projeto Câmara na Escola
Na tarde do dia 27, ocorreu a primeira sessão do Projeto Câmara na Escola – Estudante Vereador. Nessa sessão, alunos do ensino médio das escolas Lauriston Souza, Maestro Josino de Oliveira, Presidente Tancredo Neves, Vicente Macedo, Colégio Galileu, Presidente Vargas e Escola Vencer atuaram como vereadores, fazendo indicações de ações que eles consideram necessárias para a nossa cidade.
O Projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes frutalenses da importância do poder legislativo, esclarecendo sobre o trabalho dos vereadores.
Durante a sessão, o presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, fez uma posse simbólica dos estudantes que receberam seus diplomas de “estudante vereador”, a fim de experimentarem a cerimônia de diplomação de uma casa legislativa.
Na ocasião, a vereadora Gislene da Silva observou que existe uma grande distorção das pessoas com relação aos papéis e funções desempenhadas pelos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
Conforme ela destacou, cabe a cada vereador fazer essas explicações para que não ocorra esse tipo de confusão entre os setores. Gislene salientou ainda que os vereadores estão em suas funções para representar toda a população.
O primeiro secretário da Câmara, Alexandre Braz, comentou que entre as funções dos vereadores está a de fiscalizar o Executivo, além de votar e criar leis, bem como fazer projetos, representações, requerimentos, indicações entre outros.
Ele fez um breve relatório de seu trabalho nos anos de 2021 e 2022, destacando que um deles foi a lei que obriga as agências bancárias da cidade a disponibilizar cadeiras de rodas para os portadores de deficiência.
Alexandre também parabenizou o presidente Edivalder e os vereadores por levarem os jovens até o plenário da Câmara. “Vocês são o nosso futuro. Sonhe, batalhe, estude, respeite seus professores e seus pais que vocês terão dias melhores em suas vidas”, enalteceu.
O vereador Jhonathan Lavador também enfatizou a importância dos jovens estarem na Câmara e poder aprender como funciona as leis e o Legislativo, acrescentando que nem tudo depende da vontade do vereador.
“Infelizmente, às vezes, nós somos reconhecidos por nossa função e são muitas as pessoas que criticam. Antes, a gente acha que ao entrar aqui conseguimos transformar a cidade. Ao assumir a cadeira, a gente percebe que a responsabilidade é muito grande. Mas estamos sempre votando e criando leis e buscando melhoria para a população”, finalizou.
Os vereadores estudantes apresentaram 13 indicações com temas variados, tratando de assuntos que consideram importantes para o município. As indicações foram votadas e aprovadas por unanimidade.
O presidente da Câmara assumiu o compromisso de que os vereadores irão encampar as indicações que ainda não tenham sido feitas na legislatura, e que serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Edivalder agradeceu a participação de todos os estudantes e o apoio das escolas. Disse acreditar que eventos como esse fortalecem a noção de cidadania. Por fim, lembrou que ainda acontecerão mais duas sessões dentro do projeto Câmara na Escola. A segunda será no dia 10 de novembro, com alunos do ensino fundamental das escolas da zona urbana, e a terceira será dia 24 de novembro., com alunos das escolas da zona rural.
Os estudantes vereadores da sessão do dia 27 de outubro:
Lucas Pereira Silva (Escola Vencer)
Thiago de Oliveira Silva (Escola Vencer)
Ademar Queiroz Gambardella de Souza (E.P. Presidente Vargas)
Luis Otávio Sávio (E.P. Presidente Vargas)
Joubert de Paula e Silva (E.E. Maestro Josino de Oliveira)
Laiane Silva Martins (E.E. Maestro Josino de Oliveira)
Miguel Henrique Machado Nunes (E.E. Lauriston Souza)
Yasmim Oliveira Soares (E. E. Lauriston Souza)
Kelvin Reis Ferreira Da Silva (E. E. Tancredo Neves)
Luan De Souza Silva (E. E. Tancredo Neves)
Leonara de Souza Pereira Euzébio (Colégio Galileu)
Otávio Batista Barbosa (Colégio Galileu)
Laryssa Christina Macedo Barbosa (E.E. Vicente Macedo)