Convale assina contrato de concessão dia 7 de novembro

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) reunião do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) para recebimento dos documentos da empresa vencedora do processo da primeira concessão comum de manejo de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) de um consórcio público no país (RSU). O encontro foi iniciado pela diretora Executiva do Convale, Vanessa Silva Faria, com apresentação, em detalhes, de todas as etapas cumpridas e ainda a serem executadas no bojo do projeto.

Na oportunidade, ficou definida para o próximo dia 07 de novembro, a cerimônia pública para assinatura do contrato, em local e horário a serem definidos. O leilão foi realizado em 14 de abril último, na B3, em São Paulo. A proposta vencedora foi apresentada pelo Consórcio S, formado pela Soma Ambiental e pela Seleta, com deságio de 30%.

“Isso vai mudar o tratamento do lixo, vai trazer melhoria para as comunidades. A coleta seletiva vai, gradativamente, evoluir nas residências e nas cooperativas. Acredito que deixaremos esse legado de cultura de educação ambiental”, reforçou o presidente do Convale e prefeito de Campo Florido, Renato Soares Freitas.

O evento realizado finaliza um intenso trabalho realizado ao longo dos últimos três anos. “Agora chegamos ao contrato de concessão em sí, enquanto a assinatura oficial virá consolidar tudo o que foi prospectado para a elaboração do projeto, e que é marcado pela excelência de gestão. Vamos conseguir com eficiência e com uma rota tecnológica bem ajustada proporcionar economia para os municípios e com a correta destinação dos RSU”, expôs, ao destacar o nível de excelência dos serviços já prestados pela empresa em Uberaba.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, ressaltou o pioneirismo do projeto. Cidade âncora no projeto, Uberaba representa quase 80% do volume de resíduos gerados pelo consórcio. “Esse momento é importante e consolida mais uma etapa do processo da primeira concessão de resíduos sólidos urbanos intermunicipal do Brasil. É um modelo novo e que vai em acordo ao respeito ao meio ambiente, com economicidade e eficiência na destinação dos RSU”, diz.

O CEO do Grupo Seleta, Jorge Saquy Neto, comemorou a entrega da documentação ao Convale, procedimento que direciona para a formalização do primeiro contrato nesse modelo no Brasil. “A expectativa, agora, é passar a organizar toda a estrutura operacional da empresa, nos organizar em tudo que o contrato pede e para que possamos atender da melhor forma toda população da região”, diz.

Jorge Saquy Neto acrescentou que o trabalho da concessionária deverá ser iniciado assim que for assinado o contrato. No dia seguinte, começa o levantamento correto de toda necessidade dos municípios que aderiram ao projeto. A operacionalização do projeto fica para o ano que vem, levando-se em conta o quadro apurado nos estudos a serem realizados.

A licitação garantiu o direito de exploração e prestação de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos, nos municípios da região sul do Triângulo Mineiro, que contemplam Uberaba, Conceição das Alagoas, Sacramento, Delta, Planura, Campo Florido, Veríssimo e Água Comprida.

Pelos dados históricos do projeto, a estimativa é que 433 mil pessoas sejam beneficiadas, além de aproximadamente 230 empregos diretos sejam gerados. A operação, estruturada por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP), prevê investimentos e serviços da ordem de R$ 1,1 bilhão.

O projeto para manejo de resíduos sólidos urbanos do Convale/MG é um dos cinco projetos-pilotos do FEP. O projeto é baseado nas diretrizes previstas nos estudos e inclui o uso de tecnologias que permitirão a redução do volume de orgânicos aterrados e a geração de biogás para possível reaproveitamento energético.

Contempla, ainda, a coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares; a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos (poda, capina e varrição); a coleta seletiva de resíduos recicláveis, porta-a-porta; e a implantação do Programa de Educação Ambiental.

…..

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

assessor de Comunicação Amvale

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação