Farmácia Municipal atende mais de 3 mil pessoas todos os meses em Frutal

A Secretaria Municipal de Saúde de Frutal disponibiliza o serviço de Assistência Farmacêutica com o objetivo de apoiar as ações de saúde, promovendo o acesso gratuito para população aos medicamentos padronizados pelo SUS.

Na Atenção Básica, a Farmácia Municipal promove a distribuição de medicamentos, orientações e acompanhamento para centenas de pacientes todos os dias. A Farmácia atende ao público das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e está localizada na Rua Avelino Furtado de Mendonça nº 1.455, no bairro Jardim das Laranjeiras.

Em média, são atendidas no local cerca de 177 pessoas todos os dias, ou seja, a cada mês aproximadamente 3.726 pacientes vão até a Farmácia para pegar seus medicamentos sem burocracia e totalmente de graça.

Atualmente, a Farmácia Municipal disponibiliza 132 tipos de medicamentos. Destes itens, 23 são adquiridos com recursos próprios. O restante é comprado com recursos de fundo a fundo, com verbas do Governo Federal, do Governo do Estado e da Administração Municipal.

Os medicamentos mais procurados pela população são os antidepressivos, os ansiolíticos como Sertralina e Clonazepam, os antiácidos como o Omeprazol e os analgésicos como o Dipirona.

Contudo, as farmácias de uma forma geral estão sofrendo com o desabastecimento de medicamentos, os consumidores estão tendo dificuldade inclusive de encontrar diversos tipos de medicações em grandes redes farmacêuticas do país. E é claro que esse problema também atinge as farmácias municipais, por isso, atualmente, 27 remédios estão em falta na Farmácia Municipal de Frutal.

Mas esse não é um problema que atinge apenas a nossa cidade, recentemente a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 80% das prefeituras enfrentam escassez de medicamentos necessários ao atendimento à população.

E a razão imediata para a falta desses medicamentos reside na dependência do Brasil em relação a insumos importados, especialmente da China. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), o país importa cerca de 95% do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) necessário à fabricação dos remédios consumidos internamente.

A pandemia da Covid-19 desestruturou as cadeias globais de produção. Pelo lado da oferta, a extensão das medidas de lockdown na China afetou a capacidade de produção das suas fábricas.

No caso da indústria farmacêutica, embora a demanda por insumos necessários ao combate à Covid-19 tenha se elevado exponencialmente em 2020 e 2021, a procura por outros tipos de medicamentos caiu. Com o avanço da vacinação e o retorno ao convívio social, as doenças respiratórias voltaram a circular, tornando 2022 um ano atípico: os casos de doenças respiratórias cresceram antes mesmo do inverno. A demanda por medicamentos cresceu precocemente e encontrou o setor farmacêutico desestruturado.

Não bastasse o choque causado pela pandemia sobre a indústria farmacêutica, a Guerra da Ucrânia reforçou o processo inflacionário –que já vinha estimulado pela retomada da demanda por serviços, com o aumento dos preços dos combustíveis no mercado internacional, o que encareceu os fretes e produziu um impacto generalizado sobre os preços.

Mas mesmo enfrentando dificuldades para adquirir diversos medicamentos, existem casos de remédios que foram pedidos pela Prefeitura no mês de junho e até agora, quase quatro meses depois, esses produtos não foram entregues. Nesse sentido, a Prefeitura de Frutal vem trabalhando para ampliar e otimizar o sistema de distribuição de remédios para a população.

Prova disso, é que a Farmácia Municipal está passando por um processo de ampliação, a medida se faz necessária para que o nosso município possa, enfim, receber medicamentos de alto custo, o que será viável a partir da ampliação das instalações.

Por enquanto, devido à falta de um espaço adequado para armazenamento, os medicamentos ficam em Uberaba. Mesmo com a reforma, o atendimento na Farmácia Municipal está ocorrendo normalmente, de segunda a sexta, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço.

O telefone de contato da Farmácia Municipal é 3423-5425.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação