Câmara aprova projeto que institui a semana de prevenção e combate a depressão pós-parto

O Legislativo de Frutal aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Alexandre Braz que cria a “semana de prevenção e combate à depressão pós-parto”, além de estabelecer diretrizes para conscientização quanto a prevenção, diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto no sistema de saúde do município dentro do calendário oficial.

Conforme o projeto, a o evento deverá ser comemorado na semana que compreender a data de 28 de maio, que é o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher.

A matéria estabelece ainda como depressão pós-parto os transtornos depressivos e ansiosos que acometem a mulher nos primeiros seis meses após o parto.

Durante a semana de prevenção, a ideia é identificar as mulheres portadoras da doença e estimular a produção de estudos e pesquisas sobre o diagnóstico precoce e tratamento da depressão.

Também visa difundir as informações sobre essa doença e buscar medidas para evitar ou diminuir o agravamento dela. Prevê-se ainda através do projeto cadastrar e acompanhar as mulheres diagnosticadas e conscientizar os profissionais de saúde que as atendem no período pré-natal quanto aos sintomas e gravidade da doença.

Ao identificar a doença, a paciente deverá ser encaminhada para aconselhamento e psicoterapia. No evento também deverá conter seminários, palestras, distribuição de material educativo e atividades para contribuir para a divulgação do propósito da lei.

O Poder Executivo terá incumbência de realizar convênios ou parcerias para tornar possível a realização da semana de prevenção.

“A depressão é a doença do século e a depressão pós-parto não pode ser esquecida. Por isso, esse projeto visa o conhecimento, suas características, prevenção, combate e tratamento”, finalizou. O projeto agora segue para sanção do prefeito.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação