Frutal apresenta baixa cobertura da vacina antirrábica
Um boletim epidemiológico divulgado recentemente pela Secretaria de Estado de Saúde apresenta dados sobre a campanha de vacinação antirrábica deste ano. De acordo com esses dados, Frutal não conseguiu atingir a meta nesse período, apenas 66% da população canina do município foi imunizada, enquanto somente 65% da população felina foi devidamente imunizada.
Apesar de não registrar casos de raiva em humanos há décadas, Frutal ficou bem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 80%. De acordo com o médico veterinário do Centro de Zoonoses, Eduardo Gross, devem ser vacinados animais acima de 03 meses de idade, sem nenhum sintoma de doença e que não esteja prenha em estágio avançado.
A raiva é uma doença grave transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, especialmente pela mordedura de cães e gatos, mas também através de arranhaduras ou lambeduras. A letalidade da doença é altíssima. Acontece em quase 100% dos casos.
As vacinas antirrábicas são distribuídas gratuitamente pelo SUS aos Estados que, por sua vez, realizam a entrega aos municípios que são os responsáveis por executarem as campanhas de vacinação.
Segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde, Frutal possui, atualmente, uma população estimada de 9.042 cães, apenas 6.042 desses animais receberam a vacina esse ano. Já a população felina é estimada em 1.132 gatos, apenas 746 destes animais foram imunizados.
Quem ainda não imunizou cão ou gato, pode ir até o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Av. Goiás, nº 0250, próximo ao Clube dos Cavaleiros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Anote aí os telefones do Departamento Municipal: 99680-3042 e Centro de Controle de Zoonoses: 3423-5130.