Professores da rede municipal lotam Yara Lins para ver a apresentação do comediante Diogo Almeida
“São muito mais dias de luta do que dias de glória. Aliás, se o professor fosse um time de futebol seriam muito mais derrotas do que vitórias. Mas cada vitória vale a pena. O professor é um misto entre desistir e persistir e esse persistir vem do fato de ele saber que o trabalho dele faz a diferença na vida de várias pessoas”, entre um certo desânimo, a fina ironia e muito bom humor o comediante Diogo Almeida tenta traçar uma definição para o que é a vida do professor brasileiro.
E ele tem conhecimento de causa para falar sobre assunto, antes da comédia Diogo tinha como palco a sala de aula e como plateia alunos que nem sempre estavam tão interessados no que ele tinha a dizer. Mas parece que pelo menos para o ex-professor, o jogo virou. Isso porque, atualmente, Diogo é um dos comediantes mais requisitados e queridos do país.
E a prova desse carinho pode ser vista nesta última segunda-feira em Frutal, quando centenas de professores da rede municipal lotaram o Yara Lins para assistir a uma apresentação do comediante. Durante pouco mais de uma hora de espetáculo, Diogo usa as memórias da sala de aula para fazer troça da nada mole vida do professor brasileiro.
Às vezes com uma ironia sutil, às vezes encarnando uma persona histérica tal qual uma professora a beira de um ataque de nervos, mas sempre arrancando aplausos e palmas da plateia. Mas será que o comediante não tem medo de que alguma piada ofenda a classe? “Às vezes tem aquela pessoa que critica, que fala que estamos menosprezando e desvalorizando a classe, mas a maioria das mensagens que recebo são afetuosas, carinhosas e por vezes muito divertidas”.
E a troca nas redes sociais onde o comediante tem milhões de seguidores serve até como inspiração para novas piadas. “Inclusive, alguns desses relatos uso como inspiração para novos textos e vídeos, então a maioria dos professores gosta e encara o meu trabalho como uma homenagem. Até porque eu não invento nada, apenas retrato a rotina e as desventuras da vida de um professor”, conclui o comediante.
A apresentação de Diogo Almeida em Frutal foi uma parceria entre a Prefeitura de Frutal, o SEBRAE e o Sicoob e foi a forma que a Secretaria de Educação encontrou para homenagear os professores da rede municipal de educação por conta do Dia 15 de outubro.