Audiência definiu revisão do Plano de Saneamento

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Planura promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal na terça-feira, 6 de dezembro, com a finalidade de apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico à população e colher sugestões sobre a matéria, que será encaminhada para aprovação dos vereadores. A secretaria desenvolveu uma análise para atualizar uma lei de 2013 que estabeleceu o Plano Municipal de Saneamento Básico. O estudo foi desenvolvido em 2022 por meio da empresa Líder Engenharia, contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional-Convale, do qual Planura faz parte.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas Evangelista Adriano, coordenador da audiência, explicou que várias pessoas acompanharam a apresentação, mas nada questionaram e a revisão agora vai para discussão na Câmara. “Em 2020 tivemos o Marco Regulatório do Saneamento Básico e temos até 2033 para várias adequações. Hoje fizemos essa atualização, para que Planura possa caminhar conforme a lei estadual e federal. As mudanças acontecem diariamente e atualizamos agora a questão de saneamento básico, levando em conta o crescimento populacional, aumento da área urbana e outras necessidades como água, esgotos e coleta de resíduos.”

O engenheiro ambiental Leonardo Marçal Café Soares, da Líder Engenharia, que é encarregado de revisar os planos municipais de saneamento básico dos municípios integrantes deste consórcio, expôs o plano e disse que Planura deve fazer a manutenção e adequação dos sistemas existentes e com relação ao resíduo sólido devem ser tomadas medidas para implanta a coleta seletiva, gestão de resíduos orgânicos e fazer com que a população participe do projeto. “Foram previstos investimentos, levantadas as deficiências e sugeridas medidas para atingir a universalização do saneamento básico em Planura.”

O prefeito Tuniquim Botelho confirmou a importância da revisão no Plano de Saneamento de Planura e apontou que a sua administração deu mais um passo com a revisão do plano de saneamento, quem, segundo ele envolve não somente a Secretaria de Meio Ambiente como as de Saúde e Infraestrutura. Para ele, o convênio com a Convale vai permitir executar todas as etapas, sejam elas mais imediatas ou a médio e longo prazo. “São coisas importantes para a nossa sociedade. “Já tínhamos muita coisa em andamento e tivemos de readequar, mas demos o pontapé inicial e vamos dar sequência para poder dar o de melhor à nossa população, dando o destino correto a todos os materiais.”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação