Cultura promove passeio em pontos históricos de Frutal com crianças da “Ordem dos Escudeiros de Frutal”

Você sabia que no local onde hoje está construído o Edifício Executivo funcionava a Associação Recreativa Frutalense (ARF), espaço onde ocorriam bailes de debutantes, festas e apresentações musicais com artistas de renome nacional como a cantora Vanusa? E que na década de 60, Frutal já chegou a ter três salas de cinema funcionando ao mesmo tempo?

São essas e outras saborosas histórias que são contadas pelo arquiteto Ionei Dutra que serve como uma espécie de guia turístico e histórico durante o Passeio Histórico-Cultural criado pela Secretaria Cultura, Lazer, Esportes, Turismo e Inclusão, que tem duração de aproximadamente uma hora.

Durante o percurso que passa por diversos bairros da cidade, Ionei reconta um pouco da história de Frutal e fala de alguns dos personagens que foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do município.

Ao todo são apresentados 24 pontos históricos da cidade, desde locais mais conhecidos como a antiga fábrica da Malibu até um bonito santuário construído em memória de Frei Gabriel.

O arquiteto Ionei destaca que no início seriam apresentados 50 pontos históricos, mas que foi necessário repensar o passeio. “Ficamos com receio de que o trajeto ficasse muito longo e um pouco cansativo, por isso fizemos essa versão mais enxuta e dinâmica”.

A primeira turma a participar do passeio foram os meninos que fazem parte da “Ordem dos Escudeiros de Frutal”. Uma entidade paramaçônica afiliada ao Capítulo da Ordem DeMolay de Frutal, para garotos de 07 anos a 11 anos completos, cujo objetivo é lapidar o caráter dos meninos e torná-los pessoas melhores para a sociedade.

E apesar da pouca idade, a maioria dos garotos se mostrou bastante interessado no passeio e nas histórias contadas por Ionei. Lucivalter Expedito Silva, Consultor do Castelo dos Escudeiros que acompanhou as crianças no passeio, parabenizou a iniciativa da Secretaria e disse que o passeio vai ser uma atividade que vai chamar a atenção e divertir pessoas de todas as idades e que espera que muitas pessoas tenham a oportunidade de participar desse projeto.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação