Emater-MG trabalha para dar mais visibilidade ao serviço de extensão rural

Dezembro é o mês que marca, no calendário, uma homenagem ao extensionista rural (6/12). Em Minas Gerais, o trabalho de extensão rural é desenvolvido há mais de 74 anos, melhorando a vida dos produtores rurais, por meio da atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Somente no último ano, foram mais de 330 mil produtores, em 804 municípios mineiros.

A Emater-MG reforça, no entanto, que ainda há muito desconhecimento sobre a forte atuação do serviço de extensão rural no estado. E, para dar mais visibilidade à ação extensionista, a equipe da Unidade Regional da Emater-MG de Guanhães (Uregi), no Vale do Rio Doce, decidiu colocar placas de identificação dos trabalhos de campo em unidades de referência da região.

Atualmente, existem 115 placas espalhadas em propriedades rurais de 20 municípios atendidos pela Uregi. A proposta de elaboração das placas, com os dizeres “Aqui tem assistência técnica da Emater-MG”, foi apresentada pelo coordenador técnico regional da Emater-MG, Júlio César Merlim Gomes, em 2019.

A ideia foi inspirada em ações de empresas privadas, que costumam instalar placas nas propriedades que utilizam seus produtos.

“A gente tinha várias unidades de referência (propriedades que podem servir de modelo para outras em determinada atividade) na região e ninguém sabia que era um trabalho feito com a orientação dos profissionais da Emater-MG. Então, a gente decidiu colocar a placa para dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pela empresa. E a resposta foi muito boa, tanto dos produtores como da sociedade em geral”, conta Júlio.

Comments

comments