Frutal é a segunda cidade com mais casos de dengue em MG

Minas Gerais vive um aumento expressivo de casos e mortes causadas pela dengue e o período mais perigoso para a reprodução do Aedes aegypti ainda não chegou. Segundo boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado nessa terça-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde, as cidades mais afetadas são Uberlândia, com 4.675 casos, seguida de Frutal, com 3.668 casos, ambas no Triângulo Mineiro. A terceira cidade mais afetada é Unaí, no Noroeste do estado, com 3.368 casos.

De janeiro a novembro deste ano foram mais de 68 mil diagnósticos, no mesmo período do ano passado esse número era de 15 mil, ou seja, o aumento foi de 340%. Os óbitos também tiveram elevação preocupante, de seis para 63, aumento de 950%. Cerca de 21 óbitos ainda estão em investigação.

O verão, que começa no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março de 2023, é a época do ano em que a doença tem maior incidência. Desde 2009 pesquisadores do Butantan estudam a produção de uma vacina contra o vírus da dengue. Ela ainda não tem previsão de distribuição à população, mas segundo o centro de pesquisa, os ensaios clínicos estão bem avançados.

Enquanto a vacina não chega, é necessário redobrar os cuidados para eliminar os focos do mosquito. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao apresentar sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um serviço médico.

Confira o Boletim da SES: https://www.saude.mg.gov.br/images/1_noticias/07_2022/04-out-nov-dez/06-12-BO_ARBO261.pdf

Fonte: https://portalamirt.com.br/sos-mg-dengue-tem-aumento-de-casos-e-mortes-ultrapassam-mais-de-950/

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação