Nova etapa do mutirão de catarata contempla dezenas de pacientes

Pela terceira vez este ano, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizam o mutirão de cataratas. Em mais uma parceria com a Câmara Municipal, desta vez, estão sendo contemplados 120 pacientes. Somente em 2022, somadas as três etapas, foram mais de 500 pacientes atendidos no município.

nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 12, os pacientes compareceram no Hospital Frei Gabriel onde passam pela triagem pré-operatória que está sendo realizada pelo cirurgião oftalmológico Dr. João Machado e equipe.

O prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira mais uma vez fez questão de estar presente neste momento, que segundo ele, significa muito para os pacientes: “Temos sempre o apoio da Câmara, da nossa equipe. Estive aqui conversando com os pacientes e todos felizes por voltarem a enxergar”, disse ao complementar: “Queremos intensificar as cirurgias de catarata ainda mais para o próximo ano, já que existe uma demanda grande desta especialidade no nosso município”, anunciou o prefeito.

Conforme lembra a secretária de Saúde, Patrícia Xavier, nesta segunda-feira está acontecendo a avaliação clínica por parte do cirurgião contratado pela Prefeitura. Já na terça-feira, dia 13, será feita a cirurgia que tem duração em média de 15 minutos. Ainda esta semana vai acontecer a avaliação pós-operatória.

Ainda de acordo com Patrícia, não adianta o médico fazer todo o procedimento necessário se não houver os cuidados de saúde por parte do paciente após a cirurgia. “Ele precisa adquirir os colírios adequados para evitar alguma infecção, fazer o repouso necessário, evitar ficar exposto ao sol e ter contato com objetos aquecidos”, recomendou.

Além do mutirão de catarata, segundo anunciaram a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, no próximo ano, já estão programadas cerca de 250 cirurgias de pterígio – uma doença que se caracteriza por uma pele mais grossa e avermelhada no canto interno dos olhos, dos pacientes que estão na fila de espera aguardando pelo procedimento há algum tempo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação