Ascafru recebe empilhadeira zero quilômetro

Nesta semana, a Associação de Catadores de Recicláveis do Município de Frutal recebeu uma empilhadeira 0 Km, o equipamento avaliado em cerca de 130 mil reais vai proporcionar mais conforto e evitar que os coletores de recicláveis da entidade carreguem peso em demasia, como acontecia antigamente.

O recurso para a aquisição da máquina foi fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Ministério Público de Frutal, ao todo o MP repassou cerca de 200 mil para Ascafru, o restante desse montante também será utilizado para a aquisição de equipamentos e materiais que pretendem melhorar as condições de trabalho dos coletores da entidade.

O repasse desse dinheiro só ocorreu graças à uma ação desenvolvida pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-Frutal. “Desde 2020, a comissão se reúne com os coletores da Ascafru para ouvir demandas e buscar soluções para ajudar da entidade. E durante essas conversas foi apontado que uma das principais necessidades da instituição era a aquisição de uma empilhadeira”, explica o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Frutal, Augusto César Leonel de Souza.

Foi a comissão que elaborou todo o projeto e realizou o trabalho burocrático para que essa máquina chegasse a quem realmente precisa e beneficiasse os trabalhadores da Ascafru.

A promotora de Justiça, Angélica Polllyana Queiroz de Medeiros, acompanhou a entrega do maquinário para a Ascafru e destacou que a proteção e a preservação do meio ambiente deve ser um trabalho conjunto entre poder público, entidades civis organizadas e comunidade em geral.

Ainda segundo a promotora, a existência por si só de uma entidade não é suficiente para sanar o problema da coleta seletiva de uma comunidade do tamanho de Frutal. “É preciso ter uma política voltada para o meio ambiente muito bem estruturada baseada na educação, a sociedade precisa estar engajada nesse propósito, o município precisa contribuir de maneira mais efetiva”.

A Secretaria do Meio Ambiente é o setor responsável pela gestão de apoio organizacional da Ascafru, por isso servidores da SEMMA acompanharam a entrega do maquinário.

A secretária do meio ambiente, Giselly Aparecida da Silva Machado, destacou que a Ascafru presta um grande serviço socioambiental ao município. “Eles são responsáveis pelo serviço de coleta e gestão de recicláveis, uma parceria de grande relevância para o serviço público e, principalmente, ao meio ambiente do nosso município”, enfatizou a secretária.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação