Comendadorenses contam com atendimento estendido na ESF
A coordenadora de Atenção Primaria a Saúde do ESF Santa Rita, Carla Rezende Castro que destacou os procedimentos de atendimento da unidade, que hoje conta com dois profissionais, um no período da manhã e outra na parte da tarde. Segundo ela, a ESF têm horário estendido nas segundas e quartas-feira, atendendo até as 19 horas, para atender os trabalhadores rurais.
Para atendimento a unidade ESF trabalha com agendamento de consultas e exames, visando garantir um maior controle e, minimizar a espera dos pacientes, reduzindo a fila de espera. Porém, caso seja de urgência o atendimento é realizado de imediato e, depois a pessoa vai para fila de espera, de acordo com a demanda.
O Município de Comendador Gomes conta com 07 agentes de saúde, que atende toda zona urbana, de casa em casa e momentaneamente devido a situação das estradas, não está sendo realizado as visitas na zona rural, o que deve voltar em breve. Carla destacou que as agentes, tinham um problema de veículo, o que foi resolvido pela administração Jeronimo e Edinho e, agora as agentes de saúde contam com dois veículos para o atendimento preventivo, atualizando o cartão de vacina e principalmente neste período o combate ao mosquito da dengue.
Os moradores de Comendador Gomes contam com duas psicólogas, fonoaudióloga, duas nutricionistas, educadora física e clinico geral, que atende na ESF e também nas visitas domiciliares. “Todos profissionais atendem com agendamento na ESF, dando toda atenção as famílias comendadorenses. Tínhamos muito problema com as vacinas, as pessoas não estavam querendo vacinar seus filhos e nem eles mesmos, por isso desenvolvemos juntamente com a Educação, uma forma de eles procurarem, onde todos pais para matricular seus filhos no CEMEI ou na escola, o cartão de vacina precisa estar atualizado, tendo que apresentar uma declaração, que só emitimos depois de verificar o cartão de vacina e, sem isto ele não consegue matricular na rede municipal”, explicou a coordenadora.