Dnit autoriza serviços paliativos na ponte Gumercindo Penteado

A coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Freitas, informou ontem que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT homologou no último dia 10, a licitação para as obras de restauração e conservação da BR-364, que liga os municípios mineiros de Planura e Frutal.

Maria Inácia explicou que o serviço permitirá a realização de obras paliativas na ponte Gumercindo Penteado, de 630 metros, sobre o Rio Grande, como recuperação da pavimentação, da passarela e do guarda corpo.

“Podem pensar que o Dnit autorizou a construção de uma nova ponte, mas são apenas alguns reparos de emergência. Não desistimos, vamos continuar lutando para a construção de uma nova ponte”, diz a bióloga.

A expectativa é de que o serviço de conservação, como tapa-buraco, comece a ser executado dentro de 30 dias.

O termo de homologação informa que a empresa “HWN Engenharia Ltda”, apresentou o melhor lance de R$ 37.200.000,0000, com valor negociado a R$ 37.199.173,15.

RISCO DE INTERDIÇÃO

No final de janeiro, um relatório da empresa Concremat Engenharia recomendou a interdição total da ponte Gumercindo Penteado caso o nível do Rio Grande chegue ao seu ponto máximo.

No começo do mês, a coordenadora de planejamento da Defesa Civil de Colômbia, ainda aguardava resposta do órgão sobre a interdição da ponte.

O vice-presidente da Republica, Geraldo Alckmin, determinou ao DNIT a averiguação da ponte. O tema foi debatido durante uma reunião com prefeitos de consórcios de municípios da região. Alckmin ligou para o ministro dos transportes e pediu providencias efetivas para evitar a interdição.

Fonte: Portal Notícias de Colômbia

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação