Em 2022, município registrou 395 acidentes provocados por animais peçonhentos

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Os dados são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde que apontou além dos escorpiões, acidentes envolvendo também serpentes como cascavel e jararaca, típicas de nossa região.

Segundo a coordenadora, Ana Catarina Silva Clemente, no caso de acidentes envolvendo animais peçonhentos como serpentes, escorpiões e aranhas, a administração do soro vai estar relacionada com a conduta médica a ser adotada.

“A orientação por parte da Saúde é a pessoa lavar o local com água e sabão, não amarrar ou fazer torniquete no local atingido, o que impede a circulação do sangue, podendo ocasionar necrose ou gangrena, não cortar ou chupar o local da picada, muito menos aplicar pó de café, terra, açúcar, álcool para não provocar infecções no local afetado, não levar o animal para o hospital porque isso pode ocasionar um novo acidente, de preferência tirar foto e apresentá-la ao médico e procurar o atendimento o mais rápido possível.

Conforme lembra, o município oferece a logística necessária para o atendimento ao disponibilizar o soro que é encaminhado via Unidade Básica de Saúde ao Hospital Frei Gabriel. “O controle do uso é feito por meio de notificação encaminhada à Vigilância Epidemiológica, que por sua vez, junto com o centro de imunização, envia as informações à Uberaba para a reposição do soro”, informa.

Dentre os cuidados necessários estão: evitar o acúmulo de lixo em construções, verificar roupas, calçados, toalhas que são locais propícios para o alojamento de escorpiões e utilizar luvas de proteção sempre que for fazer a limpeza do jardim. “Assim que for picado, procure uma Unidade de Saúde para os primeiros atendimentos. Em casos mais urgentes, o ideal é procurar atendimento no Hospital Frei Gabriel”, recomenda a enfermeira.

No que diz respeito ao controle de escorpiões, segundo o diretor do Departamento do Centro de Zoonoses, Eduardo Gross Gomes, compete ao setor orientar a população quanto ao comportamento do animal e as medidas de controle e prevenção. Mais informações: 3423-2620.

Comments

comments