Laboratório Municipal realiza 9 mil exames mensais
Por Assessoria de Comunicação da SMS
Desde que passou a funcionar num espaço novo, amplo e com mais comodidade, o Laboratório Municipal de patologia clínica possui uma demanda considerável.
Em média, o local recebe aproximadamente 50 pacientes por dia, essa demanda cresceu ainda mais nas últimas semanas por conta do aumento de casos suspeitos de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya na nossa cidade.
Por isso, tem dias em que o número de atendimentos ultrapassa a casa dos 80 pacientes que passam pelos mais variados tipos de exames laboratoriais como análises de sangue, urina, fezes, baciloscopia (detecção da tuberculose e hanseníase), entre outros.
Os materiais coletados são analisados por uma equipe multidisciplinar e formada por profissionais com nível superior e conhecimento técnico.
No momento da coleta é entregue ao paciente um protocolo para retirada do resultado no laboratório municipal. Na falta do protocolo o paciente pode retirar o resultado com o documento pessoal.
Sobre as pessoas que estão com suspeitas de terem contraído dengue ou outra arbovirose, a recomendação é que elas procurem atendimento médico no hospital ou na USF mais próxima da residência delas.
Lá, o médico irá solicitar um exame de (RT-PCR para arbovirose) e o paciente será encaminhado para o laboratório municipal juntamente com uma ficha de notificação já preenchida devendo o exame ser colhido entre o primeiro e o quinto dia de sintomas não sendo necessário jejum. O prazo para a entrega resultado são de 20 dias.
A amostra é encaminhada para Uberaba juntamente com a ficha de notificação que em seguida amostra vai para Belo Horizonte (Fundação Ezequiel Dias).
O novo espaço fica na Av. Avenida Marechal Deodoro, nº 241, bairro XV de Novembro e o horário de atendimento das 07:00 às 17:00 de segunda à sexta-feira.