Nos próximos meses, Frutal terá um novo Caps Infantil

Saúde mental parece assunto de gente grande. Mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que 14% da população do mundo, entre 10 e 19 anos possui alguma condição que prejudica sua saúde mental.

Isso significa que um em cada sete adolescentes convive com algum transtorno mental no dia a dia. No entanto, boa parte não recebeu um diagnóstico e convive com essa condição diariamente. Atualmente, ainda segundo a OMS, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens.

Devido à desinformação, crianças e adolescentes com transtornos mentais podem estar vulneráveis à exclusão social, dificuldades educacionais, discriminação e, até mesmo, ao desenvolvimento de doenças físicas.

Felizmente, Frutal conta como uma unidade do Caps Infantil voltado para o atendimento de crianças e adolescente até 18 anos gravemente comprometidos psiquicamente, seja por autismo, neuroses graves, psicoses, entre outras enfermidades.

E como tudo que é bom pode melhorar, a Prefeitura de Frutal vai criar uma sede única e exclusiva para o Caps Infantil e o local escolhido para ser o novo espaço que vai acolher e cuidar das crianças e adolescentes foi o antigo prédio do Laboratório Municipal, localizado no centro da cidade.

Mas antes de receber os pequenos pacientes o local passará por uma ampla reforma que já foi iniciada e está avaliada em mais de 260 mil reais.

O novo Caps Infantil de Frutal contará com farmácia, sala de enfermagem, refeitório, quatro salas para atendimentos individualizados, espaço para atividades em grupo e uma grande área de convivência

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação