Vereador Jarbinhas quer criação de central de empregos para portadores de deficiência

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Jarbinhas que pede a criação de uma central de empregos e estágios para pessoas portadoras de deficiência.

Conforme observa, a inclusão social tem por base que a vigência dos direitos específicos das pessoas com deficiência está diretamente ligada à vigência dos direitos humanos fundamentais.

“Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do Poder Público”, argumenta.

Jarbinhas declara ainda que a gestão de uma Central de Empregos e Estágios pode exercer papel fundamental na inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho da cidade, pois não são raros os casos de empresas que contratam estas pessoas, mas que se percebe dificuldade para ambas as partes (empregado e empregador), uma vez que faltam políticas públicas neste sentido.

Ele enfatiza também que estas pessoas têm direitos civis, políticos, econômicos e sociais que precisam ser respeitados. “Esses direitos foram conquistados arduamente nos últimos 200 anos. Contudo, por vezes, são descumpridos ou fragilizadas, o que indica que o esforço do Estado e da sociedade por sua vigência deve ser permanente”, conclui.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação