Com reforma tributária, Frutal terá aumento de arrecadação nos próximos 20 anos

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentou um estudo dos impactos na arrecadação dos municípios com a aprovação da Reforma Tributária que está em andamento. Pelo estudo, Frutal e cidades da região se beneficiaram com aumento da arrecadação nos próximos 20 anos.

Atualmente a arrecadação de impostos de Frutal é da ordem de R$80.258.441,71. Com a reforma, ao longo das próximas duas décadas essa arrecadação chegará a R$131.285.672,33 com crescimento estimado de 2,5% ao ano, ficando acima da inflação esperada para o período.

Os dados da CNM apontam que 98% dos municípios brasileiros terão ganhos de arrecadação no período de 20 anos, caso a redação final aprovada pela Câmara dos Deputados seja mantida. Apenas 108 municípios no país teriam potencial de perdas.

Em Minas Gerais, os municípios que teriam queda seriam Alvorada de Minas, Araporã, Belo Vale, Brumadinho, Cachoeira Dourada, Carneirinho, Cats Altas, Confins, Congonhas, Extrema, Indianápolis, Itatiaçu, Jaceaba, Nova Lima, Santa Vitória, São Gonçao do Rio Abaixo e Tapira.

Para esses municípios, a redação da lei prevê um seguro-receita até 2079, que separa 3% da arrecadação do IBS para repor as perdas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação