Encontro Pró-Mananciais debate soluções sustentáveis para evitar a crise hídrica

 O diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, abriu os trabalhos falando da preocupação com a escassez da água que, nos últimos anos, tem atingido regiões onde os recursos hídricos são historicamente abundantes, como a região metropolitana de Belo Horizonte. Em razão disso, foram apresentadas as iniciativas do Estado para cuidar da água, como o programa Somos Todos Água, que também atua na proteção e recuperação das bacias hidrográficas de Minas. 

“Estamos numa crescente de produção agrícola e precisamos otimizar o volume de água demandado para cada tonelada de alimento produzido. É preciso buscar fontes alternativas, como água de chuva, reuso e outros para reduzir a pressão sobre os rios”, disse o diretor.  

Outro destaque trazido por Fonseca foi a elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica que está em desenvolvimento no Igam. Segundo ele, por meio de um banco de projetos, o plano vai recuperar bacias em áreas prioritárias. “O plano está em estágio avançado e está sendo construído ouvindo a população com consultas públicas e oficinas”, explicou. 

Ao longo da manhã, a coordenadora de Projetos e Pesquisa da WRI Brasil, Luciana Medeiros Alves, falou sobre as soluções sustentáveis que podem ser implementadas nas cidades e florestas para enfrentar a crise climática no mundo. Um dos programas é o Cities4Forests que, segundo Luciana, é uma rede global que busca mudar a forma como cidades e cidadãos pensam e agem sobre as florestas. “Essa iniciativa está distribuída em várias cidades do mundo e no Brasil está presente em 13 municípios, incluindo Belo Horizonte”, disse. 

A pesquisadora falou ainda da parceria entre a WRI e a Copasa, firmada em abril do ano passado, com o objetivo de promover estudos e atividades que visam o aperfeiçoamento das soluções baseadas na natureza nas áreas de abrangência das bacias hidrográficas de captação do Sistema Rio das Velhas e Rio Manso. “Os esforços são para garantir a melhoria no abastecimento hídrico na RMBH”, afirmou Luciana. 

Comments

comments