Política

Secretaria de Cultura inicia processo para tornar capoeira patrimônio imaterial de Frutal

A Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão iniciou na última segunda-feira, dia 31 de julho, as entrevistas com os capoeiristas para o processo de registro da capoeira como patrimônio imaterial de Frutal.

A Baroque Arquitetura, empresa de Belo Horizonte especializada na área, é a responsável por promover as entrevistas e coletar informações que ajudarão na elaboração de um detalhado dossiê sobre a capoeira em nosso município.

Depois de finalizado o processo de levantamento histórico e fotográfico da história da capoeira em Frutal, o dossiê será apresentado aos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural que irão decidir se a secular manifestação cultural irá se transformar em bem imaterial do nosso município.

Se o Conselho aprovar, o prefeito Bruno Augusto ainda precisará emitir um decreto municipal para referendar a decisão do COPAC.

De acordo com Raphael Rogério da Silva, gerente de projetos culturais, estão sendo entrevistados mestres e capoeiristas símbolos não só de Frutal, mas também de Aparecida de Minas. “Temos mestres renomados, conhecidos em todo o país e que desenvolver relevantes projetos sociais e esportivos”.

Ainda segundo Raphael, o registro deste bem imaterial irá salvaguardar a memória, a história e manter viva a resistência desta importante manifestação cultural da nossa cidade.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação