Alunas de Publicidade e Propaganda da UEMG/Frutal ganham prêmio de concurso de TCC
Ver os nossos estudantes se destacando nas áreas escolhidas é um grande orgulho para a UEMG/Frutal. Desta vez, duas alunas do Curso de Publicidade e Propagando foram vencedores de um concurso de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, da Associação de Profissionais de Propaganda-APP. Mariana Corrêa levou o primeiro lugar com a monografia sobre “Estratégias de Redesing nas Marcar Brasileiras, Foi Orientada pelo Professor Carlos Sabino. Já a aluna Rafaela Neia, levou o terceiro lugar com o trabalho sobre “Marketing Político Eleitoral – TikTok”, orientada pelo Professor Rodrigo Portari.
Os orientadores de Mariana e Rafala, orientaram as mesmas sobre a competição e, desenvolveram um videocase de seis minutos com a sinopse do TCC. Foi realizado todo o trâmite estabelecido no regulamento, feita uma avaliação e Rafaela e Mariana ficaram entre os melhores trabalhos.
O regulamento informava que cada Universidade poderia escolher dois trabalhos nas categorias de campanha publicitária, estratégias de marketing e monografias. A categoria de Monografia foi o primeiro ano dentro da competição e com isso, os professores do curso realizaram uma comissão e definiram os trabalhos que haviam sido apresentados e defendidos esse ano. O Curso de Publicidade e Propaganda da UEMG/Frutal tinha seis trabalhos que foram apresentados.
“Depois de um levantamento pela Coordenação do Curso dos TCC’s de 2023, selecionamos os trabalhos que tiveram maior pontuação e relevância temática. Após isso, fizemos a comunicação para as alunas, no caso foi a Rafaela e a Mariana, montamos uma comissão e a APP direcionou que só poderia ser dois trabalhos para a Universidade. Realizamos o direcionamento e o resultado nos deixou muito satisfeitos pois, é a comprovação de que estamos no caminho certo para o direcionamento dos nossos alunos e alunas para o mundo profissional”, destaca Carlos Sabino.
“Ver o nosso curso de Publicidade, da UEMG de Frutal, com dois dos três melhores trabalhos do Brasil, é motivo de muito orgulho para nós docentes. Em especial, o trabalho da minha orientanda, Rafaela Neia, foi uma grata surpresa para nós, pois trata de um tema pouco explorado que é o uso do Tik Tok, uma plataforma de entretenimento, para fins de marketing político. Esse prêmio demonstra a qualidade de ensino e dos nossos discentes aqui na Unidade de Frutal”, salientou Rodrigo Portari.
Sobre o Concurso de TCC 2023
A Associação de Profissionais de Propaganda (APP), entidade que apoia e estimula as atividades da comunicação e auxilia no aperfeiçoamento do profissional, realizou o Concurso de TCC 2023 Prêmio Prof. Ricardo Ramos, que trouxe profissionais do mercado para avaliarem os trabalhos de conclusão de cursos (TCC) dos alunos do último semestre de comunicação. As peças deveriam ser inscritas até o dia 07 de dezembro. A banca para a apresentação dos finalistas foi realizada dia 13 de dezembro.
Neste ano, a APP Brasil chegou à 42ª edição do evento que, desde 1981, oferece a oportunidade de estudantes de comunicação apresentarem seus conhecimentos e ideias para grandes profissionais do mercado. “O Concurso de TCC é uma das realizações mais tradicionais da APP Brasil e entendemos que é essencial essa aproximação com profissionais do mercado para estudantes que estão se formando na universidade”, destaca Silvio Soledade, presidente da APP Brasil. “Este ano, a novidade foi abranger diferentes tipos de TCC, para trazer mais oportunidade para os alunos mostrarem seus estudos e seus conhecimentos para os profissionais do mercado”.
O Concurso foi aberto às Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda (e áreas correlatas), possuam turma no último ano e que desenvolvam Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Todas as informações ficaram disponíveis no site da APP Brasil e, seguindo o sucesso da edição anterior, as inscrições foram totalmente gratuitas.
A responsabilidade da escolha do trabalho a ser enviado para o Concurso foi da Faculdade/Universidade que poderia inscrever até dois trabalhos por unidade/campus. Os trabalhos foram divididos em três categorias: Campanha Publicitária, Monografia e Estratégias Mercadológicas. As faculdades poderiam escolher entre inscrever um trabalho em cada categoria ou optar por apenas uma das modalidades para as duas inscrições.
Para realizar a inscrição, os responsáveis pelo trabalho selecionado deveriam preencher um formulário com informações sobre o TCC e enviar um vídeo case de até seis minutos explicando todo desenvolvimento do projeto. Os grupos deveriam seguir as instruções de cada categoria que estava no regulamento do concurso.
Os grupos finalistas fizeram a apresentação para uma banca de profissionais convidados pela APP, realizada no dia 13 de dezembro, às 14h, na Globo. Cada grupo teve 20 minutos para apresentação. Os finalistas que se encontravam fora da cidade de São Paulo poderiam apresentar os trabalhos de forma remota via teleconferência.
O trabalho vencedor ganhou o Troféu APP, certificado, gravação de um episódio do APPCast e foi associado à APP por um ano. Os trabalhos que levaram 2º e 3º lugar ganharam o Troféu APP, certificado e associação à APP. Os demais finalistas foram premiados com certificado e associados APP por um ano. O resultado foi divulgado no próprio dia. Poderia também a banca definir menções honrosas, se julgasse conveniente.