Estudantes da Escola Belmiro Batista participam de palestra sobre greening, doença que vem tirando o sono de citricultores em todo o mundo
O greening, também conhecido como huanglongbing e HLB, é uma doença que ataca todos as lavouras de cítricos, não apenas no Brasil, mas em outros 130 países. Ela não tem cura e já consumiu mais de US$ 2 bilhões nos EUA na tentativa de ser controlada.
Mas a doença está mais próxima do que se imagina, plantas localizadas na região do povoado no Garimpo do Bandeira foram detectadas com a enfermidade, o que acendeu o sinal de alerta em órgãos e institutos ligados a citricultura.
E foi por isso que o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) promoveu uma palestra para os alunos que estudam na Escola Municipal Belmiro Batista Miranda falando dos males causadas por essa grave doença.
A engenheira agrônoma, Verônica Kastalski de Souza, destacou que a Fundecitrus decidiu fazer essa palestra porque as crianças são grandes agentes multiplicadores de informação. “Nós decidimos promover essa bate-papo, justamente, por essa característica das crianças de levar informação e conhecimento para diversas pessoas, principalmente, para os familiares mais próximos”.
A engenheira ainda destaca que outras ações serão realizadas no povoado para conscientizar a população sobre os riscos da doença. “Na próxima semana estaremos visitando as casas do povoado e entregando um encarte educativo para a população. Além disso, iremos checar se na localidade há muitas Murtas que são plantas ornamentais que também servem como hospedeiras para o patógeno que transmite a doença”.
A secretária do produtor rural, Marina Vergílio, ainda destacou que a disseminação dos casos de na região pode desencadear sérios problemas para o setor da citricultura. “Estamos preocupados com o abalo que essa doença pode causar na cadeia produtiva e como isso também pode afetar os empregos e a renda dos trabalhadores que vivem da citricultura. Por isso, estamos tomando todas as medidas cabíveis para tentar evitar focos dessa enfermidade da nossa região”.