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Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024

Realizando o maior investimento da sua história, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem aprimorado os seus serviços e melhorado os seus indicadores de qualidade no sistema elétrico. Em 2024, os consumidores da companhia tiveram uma redução de aproximadamente 2,5 horas no DEC percebido, o que representa uma diminuição de cerca de 14% na quantidade de interrupções e de 13% no tempo de restabelecimento do serviço. O DEC é a sigla para “Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora”, um dos principais indicadores do setor elétrico nacional.

Para alcançar esse resultado, a Cemig investiu mais de R$ 4,5 bilhões, apenas no ano passado, na rede de distribuição de sua área de concessão, que abrange 774 municípios mineiros, com destaque para a construção de mais de mil quilômetros de linhas de alta tensão, nove mil quilômetros de redes de média tensão, além da entrega de 30 novas subestações em todo o estado.

“Esses investimentos aumentam a resiliência da rede de distribuição da Cemig, melhoram a qualidade do fornecimento e demonstram o compromisso da companhia em oferecer um serviço cada vez melhor para os nossos mais de nove milhões de clientes de Minas Gerais”, afirma o superintendente de Operação da Distribuição da empresa, Alisson Chagas.

Somente para automatizar a rede elétrica e reduzir o tempo de desligamento em caso de ocorrências, no ano passado, a Cemig instalou cerca de 2,7 mil novos religadores na rede de distribuição.

“Esses equipamentos auxiliam na identificação rápida do ponto afetado em caso de incidentes, como, por exemplo, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica. Esses dispositivos isolam automaticamente a área danificada, normalizando o fornecimento de energia para a maioria dos clientes que não estão no trecho afetado”, explica o superintendente.

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