Prefeitura começa a usar drone no combate à dengue em Frutal
A Prefeitura de Frutal está empenhada em promover ações efetivas para combater o mosquito da dengue na nossa cidade.
E para isso tem sempre buscado aplicar novas tecnologias para tentar vencer o Aedes aegypti, responsável por transmitir a Dengue, mas também Zika e Chikungunya.
Todos os dias, diversas ações de prevenção e controle contra a dengue são realizadas pelo município com os agentes de endemias visitando casas, comércios e terrenos baldios.
E partir desta semana, a luta contra o Aedes aegypti recebeu um importante reforço aéreo para atividades de controle químico.
Isso porque um drone está sendo utilizado para atuar em locais de difícil acesso pelos agentes de combate às endemias, como empresas de reciclagem e oficinas, pulverizando inseticidas biológicos eficazes contra larvas e mosquitos.
Estes endereços são monitorados quinzenalmente pelo Núcleo de Controle de Endemias por se tratarem de pontos estratégicos com potencial para proliferação do Aedes aegypti, devido à alta concentração de itens que podem acumular água parada.
De acordo com Jovino Adriano Ambrósio Baldo, coordenador do Núcleo de Endemias, essa nova medida na luta contra o Aedes em Frutal é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Agrovoo. “Serão os colaboradores da empresa que ficarão responsáveis por comandar os drones e fazer a aplicação do veneno. Mas, ressaltando que nesse primeiro momento os drones irão operar em áreas comerciais e não em áreas residências”.
Jovino ainda destaca que a utilização de drones é muito mais eficiente do que o Fumacê. “Para você ter ideia o fumacê atinge em média 30 por cento da área onde o veneno é aplicado. Já com o drone essa aplicação atinja a área toda, ou seja, tem 100 por cento de eficiência. Por isso, hoje Frutal ganhou um grande aliado na guerra contra o mosquito da dengue”.