Nível do Rio Grande subiu 2,6% com chuvas de quinta-feira
Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), que é responsável por medir a capacidade de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas do Brasil, mostram que o reservatório de Marimbondo, situado entre Colômbia e Planura, subiu 2,6% em apenas um dia. A situação publicada no dia 13 de janeiro era de que a represa tinha 76,26% de sua capacidade ocupada pela água. Ao fechar o dia 14 (ontem), o nível chegou a 78,8%. E a tendência é continuar subindo enquanto durarem as chuvas. Para se ter uma ideia, em novembro esse mesmo percentual era de 30%.
Pode parecer “pouco” os 2,6% de aumento no nível da água. Mas, se observarmos a diferença visual mostrada nessas duas fotos, entre os dias 10 e 14 de janeiro, dá para assustar. Felizmente a região tem sido agraciada com um montante elevado de chuvas. Porém, essa realidade não é a mesma em outros pontos do Rio Grande.
Em Furnas, por exemplo, o reservatório está com apenas 34,3% de sua capacidade. Em Mascarenhas de Moraes, 47,86%. O que chega mais próximo ao reservatório de Marimbondo é o de Água Vermelha, que está com 70,79% de sua capacidade tomada por água. No geral, de todo o sistema hídrico da Região Sudeste, ainda estamos apenas com 33,65% da capacidade de armazenamento.