Noticias

Informe: Maíza defende coleta seletiva e construção de usina de compostagem

Na reunião deste dia 18, a vereadora Maíza Signorelli Nunes indicou ao chefe do Executivo a necessidade de realizar coleta seletiva do lixo doméstico, em união com catadores de material reciclável e ainda a construção de uma usina de compostagem em Frutal.

“A coleta seletiva consiste na separação do lixo urbano, como plásticos, vidros, latas, papeis e materiais orgânicos, para ser levado a um depósito final pelo serviço municipal, que poderia ser feito inicialmente em datas e horários diferenciados da coleta normal. Esse material poderia ser retirado por indústrias interessadas na reciclagem, gerando recursos que poderão ser investidos na área social”.

Maíza lembrou que a redução do volume de lixo no aterro sanitário será significativa. Argumentou ainda que a construção da usina de compostagem é de suma importância por ter a função de transformar o material orgânico em substância umidificada, com propriedades e características completamente do material que lhe deu origem.

“A eliminação de metade dos problemas dos resíduos sólidos urbanos ocorre com a usina de compostagem. Porque ela dá destino útil aos resíduos orgânicos, evitando acumulação no aterro e melhorando a estrutura do solo, devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água e permitindo o controle de erosão, evitando o uso de fertilizantes sintéticos”, explicou Maíza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação