Equipamentos da UTI de Frutal são emprestados a Uberaba

Decreto publicado pela Prefeitura de Frutal na tarde de ontem faz a permissão de que o Hospital Regional de Uberaba possa, temporariamente, usar parte dos equipamentos de UTI que serão instalados no Hospital Frei Gabriel. A medida, conforme apurou o Blog do Portari, veio após reunião entre Ministério Público da Comarca de Frutal, Ministério Público de Uberaba, e as Prefeituras Municipais, visando aumentar o número de leitos de UTI no Hospital de Uberaba, que hoje é o responsável pelas internações dos pacientes de Frutal e região em casos graves de COVID-19 e em outras necessidades do atendimento especializado da UTI.

O Decreto estabelece que a permissão de uso é temporária e que a Prefeitura de Uberaba fica responsável por qualquer manutenção ou dano que possa ocorrer com os equipamentos. A medida teria sido acordada em reunião ontem pelo fato de que a UTI de Frutal ainda não está concluída e, tão logo esteja pronta para entrar em funcionamento, todo material deve retornar para a cidade.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Portari, já há um tempo teve início essa sondagem por parte de Uberaba para que os equipamentos fossem destinados para lá. Nas últimas semanas, com a maior propagação da doença em Frutal e casos de internação em UTI aumentando consideravelmente, esse movimento ganhou mais força, sendo concretizado ontem.

Apesar do decreto deixar claro que o uso é temporário e que todos equipamentos devem voltar para Frutal, a população não deixa de lamentar o ocorrido. Espera-se, apenas, que os frutalenses tenham pelo menos atendimento garantido na UTI uberabense, pois já cansamos de escutar notícias – e presenciar – a luta de médicos daqui para conseguir uma vaga por lá.

Resumindo: sem palavras!

Nota da Prefeitura de Frutal:

O Município de Frutal, em resposta as publicações feitas por mídias não oficiais, distorcendo os fatos reais e públicos, vem através desta prestar as informações pertinentes.

            O Município de Frutal, tendo em vista a complexidade do momento vivido em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19, vem trabalhando diuturnamente para viabilizar o efetivo funcionamento da UTI do Hospital Municipal Frei Gabriel.

            Todavia, o Município de Frutal, através do Hospital Municipal Frei Gabriel, é sede de Microrregião de Saúde e atende a população de 10 municípios, além da população frutalense.

            Assim, em razão do pico de necessidade por leitos de UTI esperado neste mês de julho e considerando a possibilidade de ampliação imediata dos leitos de UTI pelo Município de Uberaba, que é sede de Macrorregião de Saúde a qual Frutal pertence e consequentemente onde sua população é atendida no que refere-se à alta complexidade, fora estabelecida uma parceria entre Frutal e Uberaba.

            Através desta parceria foram cedidos 14 ventiladores pulmonares ao Município de Uberaba, visando assim garantir maior assistência à população abrangida em sua Macrorregião de Saúde, valendo ressaltar que o prazo das cessões mencionadas limita-se ao prazo em que se concretize o funcionamento da UTI do Hospital Municipal Frei Gabriel.

            Cabendo esclarecer que destes 14 ventiladores pulmonares, 7 foram viabilizados para o Município de Frutal pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – Ofício SES/SUBPAS nº 44/2020, Processo nº 1320.01.0063914/2020-50, por intermédio do Deputado Heli Geraldo de Andrade, e os demais tratam-se de ventiladores pulmonares adquiridos e já patrimoniados pelo Município de Frutal.

            Noutro ponto, há de se ressaltar que o Município de Frutal será beneficiado com o recebimento de mais 7 ventiladores pulmonares, o que fora formalizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através do Memorando.SES/SUBPAS. nº 1462/2020, Processo nº 1320.01.0076565/2020-10, por intermédio do Deputado Luís Tibé.

            Assim, visando à ampliação de vagas de UTI, que consequentemente contemplarão nossa população, bem como, o recebimento de mais 7 ventiladores pulmonares, formalizou-se as referidas cessões. Entretanto, os equipamentos deverão ser devolvidos pelo Município de Uberaba imediatamente após solicitação formalizada pelo Município de Frutal para fins de implantação dos mesmos na UTI do Hospital Municipal Frei Gabriel.

            Por fim, as decisões foram tomadas visando exclusivamente aumentar a capacidade de atendimento à população, que, caso necessário, contará com os leitos de UTI disponibilizados pelo Município de Uberaba-MG, através dos equipamentos cedidos.

Prefeitura Municipal de Frutal, 23 de julho de 2020

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação