Saiba como ser atendido e os serviços oferecidos por uma Unidade de Saúde da Família,

Em algum momento de sua vida você com certeza já precisou de um Postinho de Saúde que com o tempo passou a ser chamado de Unidade Básica de Saúde (UBS) e agora mais recente de USF – Unidade de Saúde da Família.

Independente das denominações, o mais importante é saber qual o papel destas Unidades e como a população tem acesso aos serviços públicos oferecidos pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo explica a coordenadora das USFs em Frutal, Gisele Mengatto, a Unidade de Saúde da Família é um local onde o usuário tem acesso a vários serviços oferecidos pelo SUS, sendo que ele pode ir pessoalmente à procura por atendimento na Unidade mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h com exceção da USF Sônia Regina (Jardim Brasil) que é das 7h às 17h.

Outra opção é entrar em contato via telefone ou WhatsApp para tirar dúvidas ou agendar consultas. “Sempre que o morador precisar de atendimento do clínico geral ele entra em contato com a USF mais próximo de sua residência e caso não tenha vaga, ele será destinado para outra Unidade”, informa.

Dentre os principais serviços oferecidos nas USFs estão as vacinações adulto e infantil (exceto na Unidade Básica Sônia Regina), exames Papa Nicolau, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e curativo.

Durante a semana também é oferecido à população o tratamento odontológico básico em todas as Unidades com exceção da Sagrado Coração de Jesus (Vila Esperança) e Geraldo Chico (Estudantil).

Já o atendimento pediátrico ocorre de segunda a sexta-feira, no período da manhã nas Unidades: Gilberto Abate (Nossa Senhora Aparecida); Geraldo Paiva (Ipê Amarelo); Oswaldo Morelli (Princesa Isabel); Camilla Menezes (Waldemar Marchi II) e nas segundas e quartas, no período da tarde, na USF Dona Ana Sinhana, no distrito de Aparecida de Minas.

O atendimento do clínico geral é realizado de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, nas Unidades: Dr. Sandoval Henrique de Sá (Centro); Antônio Onofre (Alto da Boa Vista); Carlos Alberto Vieira (Novo Horizonte); Camilla Menezes, Geraldo Paiva (Ipê Amarelo); Sônia Regina (Jardim Brasil); Geraldo Chico (Estudantil) e Dr. Oswaldo Morelli (Princesa Isabel).

Na USF Dona Ana Sinhana, no distrito de Aparecida de Minas, o atendimento do clínico geral é toda terça-feira à tarde e quinta-feira de manhã.

Nas Unidades de Saúde da Família a população também conta com atendimento psicológico com exceção das Unidades Gilberto Abate e Sônia Regina. Já o atendimento das nutricionistas está disponível em todas as USFs.

Ainda durante a semana há atendimento de psiquiatria nas Unidades Carlos Alberto Vieira nas tardes de segunda; Gilberto Abate às terças-feiras de manhã e à tarde; Oswaldo Morelli nas terças, quartas e quintas à tarde e na USF Geraldo Chico na manhã de sexta-feira.

Já na Unidade Sandoval Henrique (Centro) o usuário encontra alguns outros serviços a mais como: a vacina BCG aplicada em recém-nascido que deve ser previamente agendada pelo telefone 3423-2611; o teste do pezinho feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e o atendimento a pacientes com Tuberculose e Hanseníase e tratamento contra o Tabagismo.

Além disso, como parte da rotina das USFs, dentre as atividades desenvolvidas estão palestras periódicas com temas voltados à Educação em Saúde e atividades físicas.

Ainda nas Unidades também é feita a pesagem das crianças beneficiadas com o programa federal Auxílio Brasil (o antigo Bolsa Família). Para que o benefício continue sendo pago é essencial que os pais compareçam mensalmente na USF mais próxima de sua residência.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação