Manifestantes liberam tráfego na BR-153 após promessa de reunião com INCRA
Depois de 4 horas de paralisação o Movimento Sem Terra liberou o tráfego na BR-153. Desde as 7 da manhã manifestantes se reuniram na altura da Cruzeta para chamar a atenção do INCRA e apresentar uma pauta de reivindicação, sendo a principal dela o aceleramento no processo de desapropriação de terras consideradas improdutivas. Algumas delas, segundo os manifestantes, já abrigam acampamentos há mais de 10 anos.
O tráfego na rodovia ainda está confuso e estima-se que o congestionamento tenha superado a casa dos 20 quilômetros para cada lado, tanto no sentido Frutal – Prata como no sentido Frutal – Fronteira. Estive no local por volta das 10h30 para conversar com caminhoneiros. A insatisfação pela demora na liberação do tráfego era latente. Muitos ainda tinham horário para chegar a seus destinos e já estavam muito atrasados.
De acordo com informações da PRF, a liberação do trânsito só foi possível após uma conversa com o Superintendente do INCRA, Danilo, que se comprometeu a vir a Frutal amanhã negociar com o Movimento. Caso a reunião não aconteça, uma nova interdição ocorrerá amanhã. No local, se reuniram integrantes do Movimento de Frutal, Fronteira, Comendador Gomes e Prata,
Confira algumas imagens do local feitas por mim: