Vereadores Irma e Jarbinhas querem a criação de programa municipal da saúde do homem

Os vereadores Irma Rezende e Jarbinhas Despachante fizeram uma indicação destinada à Secretaria da Saúde sugerindo a criação de um “programa municipal da saúde do homem”, intensificando as ações nesse setor, desde a infância a terceira idade.
 
O objetivo da indicação é que os homens tenham acesso às informações sobre medidas preventivas às enfermidades que os atingem, como o câncer de próstata, doenças cardiovasculares e outras comorbidades.
 
Os vereadores ressaltam necessidade de cumprimento da lei 6.213, que institui no calendário de eventos do municipal o mês “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar a respeito das doenças típicas do sexo masculino, assim como a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
Segundo eles, a campanha vem se ampliando, sendo que a proposta é ir além da prevenção do câncer de próstata, abrangendo também todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.
 
Eles comentam ainda que existe muito preconceito em relação ao exame que é de suma importância para a prevenção da saúde. Para isso, é fundamental a realização de campanhas de conscientização e também facilitar o acesso dos homens a esses exames.
 
“Em geral, o comportamento masculino contribui para o surgimento de doenças. Os homens não têm costume de ir ao médico periodicamente. Só vão quando há um evento mais grave. Também têm mais dificuldade em seguir prescrições médicas”, arrematam.

Comments

comments