Prefeitura compra tomógrafo de quase R$2 milhões para saúde em Frutal
A Prefeitura de Frutal adquiriu um aparelho para realização de exames de tomografia computadorizado para a Secretaria Municipal de Saúde. Comprado no valor de R$ 1.910.000,00, o equipamento será um grande avanço na busca por uma saúde pública mais eficiente e humanizada.
Por proporcionar um exame mais detalhado e preciso, a tomografia computadorizada permite um diagnóstico precoce de diversas doenças como pneumonia, embolia pulmonar, asma, tuberculose, tumores benignos e malignos, aneurismas e hipertensão pulmonar, contribuindo dessa forma com a eficácia do tratamento dessas enfermidades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o tomógrafo será instalado em uma ala do Hospital Frei Gabriel e deve começar a operar a partir do ano que vem. Além de atender os pacientes do município, o moderno equipamento também vai beneficiar pacientes de outras 11 cidades. Atualmente, o hospital Frei Gabriel é responsável por cuidar da saúde de mais de 150 mil pessoas.
A aquisição do aparelho também vai gerar uma grande economia para os cofres públicos já que, atualmente, o Frei Gabriel conta com um tomógrafo alugado que será devolvido pela Prefeitura quando o novo aparelho chegar.
O tomógrafo adquirido pela Prefeitura de Frutal é fabricado pela empresa alemã Siemens conhecida por ser a líder mundial em inovação em produtos e serviços de tomografia computadorizada.
O prefeito Bruno Augusto celebrou a aquisição do equipamento e ressaltou que a Prefeitura enfrentou algumas dificuldades no processo de licitação. “É um processo muito complexo que precisa ser conduzido com muito cuidado e responsabilidade. Mas o importante é que conseguimos vencer essa etapa e compramos o tomógrafo de última geração para ser utilizado pela população frutalense. Agora, é esperar a entrega do equipamento e em breve anunciarmos ainda mais investimentos na saúde da nossa cidade. Por último, gostaria de agradecer a parceria da Câmara que destinou recursos e ajudou a viabilizar a compra desse tomógrafo”.