Novembro Azul: Profissionais seguem orientando e informando a população
A cada semana a população tem tido a oportunidade de se informar e se orientar sobre os riscos e os cuidados necessários para se evitar o câncer de próstata.
Como novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a doença, além das nossas Unidades e serviços de saúde, setores da Assistência Social também estão envolvidos na Campanha Nacional. Tanto é que na semana passada, numa parceria com a Secretaria de Saúde, o Centro de Referência de Assistência Social “Maria Sebastiana Queiroz”, promoveu um encontro com um grupo de homens e mulheres que são referenciados pelo CRAS do bairro Princesa Isabel.
Para a palestra, foi convidado o enfermeiro do Caps II, André Augusto de Almeida Machado, que orientou o público sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Recentemente, a Unidade Básica “Dona Ana Sinhana”, do distrito de Aparecida de Minas, organizou um bate papo na sala de espera com a participação da enfermeira responsável, Raquel Rosene da Silva Barros, que falou sobre o Novembro Azul e tirou as dúvidas dos pacientes.
Ainda na comunidade rural, o tema também foi abordado pela enfermeira Kamila Faissal aos moradores que aguardavam por consultas médicas.
Já a Unidade de Saúde “Dr. Osvaldo Morelli Filho” (antiga Santa Casa), realizou a atividade denominada de Hiperdia que consistiu na palestra sobre o câncer de próstata feita pela médica da USF, Bruna Pavan. Nesse dia, também houve aferição de pressão nos pacientes hipertensos e testes rápidos de glicemia naqueles com diabetes.
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e para alertar os homens sobre importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.